Aparecida do Taboado comemora 75 anos com eventos e show de Amado Batista
Com parte da programação feita pela prefeitura, ainda haverá o desfile cívico, gravação de DVD, shows de Sambô e Jads e Jadson e premiação para a população
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quinta-feira (28), Aparecida do Taboado, cidade localizada a 457 km de Campo Grande, comemora 75 anos da fundação. E a prefeitura organizou uma programação para o mês todo.
A agenda iniciou no dia 5 de setembro e segue até o dia 30. Os eventos começaram com entregas de certidões de imóveis, cursos automotivos, Carreta da Beleza, Abala Taboado, entre outros.
Nessa semana, a população participou da entrega de Título de Cidadão Honorário Aparecidense e entrega de Comenda “Bronde Antônio de Queiroz”. Na véspera do aniversário da cidade, dia 27, foi realizado o sorteio do IPTU Premiado 2023, e à noite teve o show do Amado Batista.
Programação de Encerramento
E nesta quinta-feira (28), haverá o desfile cívico, com participação de todas as unidades escolares, municipais, estaduais e particulares, além de outras instituições da cidade.
À noite, a partir das 20h, no recinto da Festa do Peão “Os Pioneiros”, haverá a continuidade do segundo dia da Festa das Nações, com gravação do DVD Artistas da Nossa Terra.
A Festa das Nações dará continuidade nos dias 29, com show de Sambô, e 30, quando será encerrada com premiações e show artístico com Jads e Jadson.
Sua história
Aparecida do Taboado é um município brasileiro, com população estimada em 26 mil pessoas, localizado na costa leste do estado de Mato Grosso do Sul, na divisa com São Paulo. Foi fundado em 28 de setembro de 1948, tornando-se amplamente conhecido após o sucesso comercial do álbum de estúdio 60 Dias Apaixonado, da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, lançado pela Copacabana em 1979. É sede do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que pertence à diocese de Três Lagoas, e da Festa do Peão de Boiadeiro, que integra o calendário do rodeio nacional desde 1969.
Economia
A economia local tem por principal base a pecuária de corte e leiteira, a indústria, a produção de látex e o cultivo de cítricos, de mamão e de banana. Estima-se que estejam plantadas no município 1,8 milhão de seringueiras e 350 mil laranjeiras, o que faz de Aparecida do Taboado o maior produtor estadual de laranja.
A produção industrial, iniciada na década de 1980, tem crescido consistentemente desde então, favorecida pela isenção de tributos, pela proximidade geográfica do município com o estado de São Paulo e pela oferta de mão de obra. No setor industrial, sobressai a fabricação de brinquedos, colchões e embalagens. Nos últimos anos, a piscicultura tem-se desenvolvido no município, com a produção e o processamento de pescados para exportação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Acrissul diz que veto de Carrefour à carne do Mercosul é ‘meramente ideológico’
Associação defende que o Brasil é um dos principais produtores de proteína animal do mundo
Grávida e sem dilatação: Mulher relata angústia e medo ao procurar atendimento em Campo Grande
Hospital diz que acompanha a paciente e possível internação será baseada na idade gestacional
Morta em acidente na BR-060, mulher cochilou no volante três quilômetros antes de chegar ao destino
Luzenir Aparecida de Lima faleceu na manhã desta quinta-feira (21) após 12 dias internada
Militar aposentado é preso por estupro de vulnerável no Coronel Antonino
A prisão do ex-militar ocorreu dentro da Operação Hagnos da Polícia Civil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.