Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com poucas vagas em exames, Detran-MS ‘represa’ alunos e CNHs acabam atrasando em Campo Grande

Autoescolas precisam 'escolher' quais alunos vão tentar fazer o exame prático primeiro, já que o número de vagas por semana é baixo
Fábio Oruê -
detran
Exame prático (Foto: Divulgação)

Autoescolas têm enfrentados problemas com o número de vagas disponibilizadas para exames práticos do Detran-MS (Departamento de de Mato Grosso do Sul) e a quantidade de alunos que precisam fazer o teste em .

Por conta da grande demanda, o tempo que os alunos ficam sem praticar é grande e acabam não indo tão bem ao fazer o exame, segundo relatos colhidos pela reportagem. Conforme o dono de uma das autoescolas da Capital, Dionnes Jorge, as unidades tentam marcar os exames para logo após a última aula prática, mas isso não está mais acontecendo.

“A gente já programa o exame do aluno próximo do final dessas aulas, para que os alunos tenham mais sucesso, estão com a memória fresca ainda; prática recente”, explica ao Jornal Midiamax.

Porém, sem conseguir seguir esse esquema, as unidades acabam virando alvo dos alunos decepcionados. “Os alunos ficam bravos porque eles vão fazer só para outra semana a prova. Aí vai ficar uma semana sem dirigir. Tem alguns que até compram aulas práticas para treinar durante aquela semana, para na outra semana fazer o exame”, diz.

“E aí quando chega na outra semana, o que acontece? Não consegue agendar o exame novamente. Muitos processos estão até vencendo”, finaliza o empresário. Segundo ele, além de poucos examinadores – problema enfrentado há tempos – outro fator tem influenciado na quantidade de alunos querendo marcar o exame.

Alta demanda

Os processos para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na época de pandemia (iniciados em 2019, 2020, 2021 e 2022) vencem em dezembro desse ano, após prorrogação do (Conselho Nacional de Trânsito). Ou seja, os alunos estão correndo contra o tempo para conseguir fazer o exame.

Além desses estudantes, há também os alunos que começaram mais recentemente no processo para tirar a CNH e querem dar andamento. Esse montante acaba represado e os processos atrasando.

Ao todo, o oferece 80 vagas (40 pela manhã e 40 à tarde) às segundas, terças e quintas. Esse número precisa atender as 56 autoescolas de Campo Grande. “São 56 autoescolas. Então, se cada autoescola mandar dois alunos já dá mais de 100 vagas. Daí já ultrapassa”, complementa Dionnes.

Detran alega demanda acumulada

Conforme nota enviada pelo órgão ao Jornal Midiamax, os processos de primeira habilitação iniciados na pandemia gerou acúmulo de demanda, que ‘ultrapassa o quantitativo habitual’.

“Como forma de proporcionar que os CFCs se programem e auxiliem no processo, o Detran-MS iniciou em junho/2023 a realização de exames práticos aos sábados, com médias de 200 vagas disponibilizadas”, alega o Detran.

Além disso, o órgão também diz que está realizando mutirões para desafogar as demandas represadas. “No primeiro, realizado nos dias 9 e 10 de outubro, foram ofertadas 865 vagas para exame prático. Nos dois dias, 10% das vagas ficaram ociosas”, relata o texto.

240 vagas

Para o próximo sábado (28), a previsão do Detran-MS é de liberar mais 240 vagas para exames na categoria B e no próximo mutirão, previsto para os dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro, serão ofertadas 1.200 vagas para as categorias A e B.

Ainda segundo o órgão, para as semanas que não houver deslocamento da banca examinadora para o interior, o quantitativo de vagas será ampliado. Da mesma forma, em alguns municípios do interior com maior demanda, o exame prático será estendido para o sábado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande sofre com alagamentos, mas recuperação só ocorrerá após trégua nas chuvas

Dia dos povos indígenas

A voz da terra: línguas indígenas mantêm viva a memória ancestral em MS

Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul

Em semana ‘reduzida’ com feriadão, vereadores aprovaram Lei ‘Anti-Oruam’ e outros três projetos

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Justiça prorroga acordo que pode arruinar patrimônio de um dos sindicatos mais ricos de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Parte da rodovia está com risco de desmoramento

Cotidiano

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Moradores das aldeias de Dourados e cidades vizinhas contam com intérpretes da língua guarani

Transparência

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Empresa de ônibus tentou culpar passageira, mas Justiça considerou gravidade dos fatos

Famosos

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Em setembro de 2024, Maidê Mahl ficou três dias desaparecida antes de ser encontrada desacordada e com graves ferimentos no corpo