Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com poucas vagas em exames, Detran-MS ‘represa’ alunos e CNHs acabam atrasando em Campo Grande

Autoescolas precisam 'escolher' quais alunos vão tentar fazer o exame prático primeiro, já que o número de vagas por semana é baixo
Fábio Oruê -
detran
Exame prático (Foto: Divulgação)

Autoescolas têm enfrentados problemas com o número de vagas disponibilizadas para exames práticos do Detran-MS (Departamento de de Mato Grosso do Sul) e a quantidade de alunos que precisam fazer o teste em .

Por conta da grande demanda, o tempo que os alunos ficam sem praticar é grande e acabam não indo tão bem ao fazer o exame, segundo relatos colhidos pela reportagem. Conforme o dono de uma das autoescolas da Capital, Dionnes Jorge, as unidades tentam marcar os exames para logo após a última aula prática, mas isso não está mais acontecendo.

“A gente já programa o exame do aluno próximo do final dessas aulas, para que os alunos tenham mais sucesso, estão com a memória fresca ainda; prática recente”, explica ao Jornal Midiamax.

Porém, sem conseguir seguir esse esquema, as unidades acabam virando alvo dos alunos decepcionados. “Os alunos ficam bravos porque eles vão fazer só para outra semana a prova. Aí vai ficar uma semana sem dirigir. Tem alguns que até compram aulas práticas para treinar durante aquela semana, para na outra semana fazer o exame”, diz.

“E aí quando chega na outra semana, o que acontece? Não consegue agendar o exame novamente. Muitos processos estão até vencendo”, finaliza o empresário. Segundo ele, além de poucos examinadores – problema enfrentado há tempos – outro fator tem influenciado na quantidade de alunos querendo marcar o exame.

Alta demanda

Os processos para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na época de pandemia (iniciados em 2019, 2020, 2021 e 2022) vencem em dezembro desse ano, após prorrogação do (Conselho Nacional de Trânsito). Ou seja, os alunos estão correndo contra o tempo para conseguir fazer o exame.

Além desses estudantes, há também os alunos que começaram mais recentemente no processo para tirar a CNH e querem dar andamento. Esse montante acaba represado e os processos atrasando.

Ao todo, o oferece 80 vagas (40 pela manhã e 40 à tarde) às segundas, terças e quintas. Esse número precisa atender as 56 autoescolas de Campo Grande. “São 56 autoescolas. Então, se cada autoescola mandar dois alunos já dá mais de 100 vagas. Daí já ultrapassa”, complementa Dionnes.

Detran alega demanda acumulada

Conforme nota enviada pelo órgão ao Jornal Midiamax, os processos de primeira habilitação iniciados na pandemia gerou acúmulo de demanda, que ‘ultrapassa o quantitativo habitual’.

“Como forma de proporcionar que os CFCs se programem e auxiliem no processo, o Detran-MS iniciou em junho/2023 a realização de exames práticos aos sábados, com médias de 200 vagas disponibilizadas”, alega o Detran.

Além disso, o órgão também diz que está realizando mutirões para desafogar as demandas represadas. “No primeiro, realizado nos dias 9 e 10 de outubro, foram ofertadas 865 vagas para exame prático. Nos dois dias, 10% das vagas ficaram ociosas”, relata o texto.

240 vagas

Para o próximo sábado (28), a previsão do Detran-MS é de liberar mais 240 vagas para exames na categoria B e no próximo mutirão, previsto para os dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro, serão ofertadas 1.200 vagas para as categorias A e B.

Ainda segundo o órgão, para as semanas que não houver deslocamento da banca examinadora para o interior, o quantitativo de vagas será ampliado. Da mesma forma, em alguns municípios do interior com maior demanda, o exame prático será estendido para o sábado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

FALA POVO: Alunos da Orquestra Jovem do Sesc Lageado apresentam músicas clássicas

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia

Política

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Dados do Tribunal Regional Eleitoral indicam que mais de 1 milhão de eleitores não concluíram o Ensino Básico