Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com ampla vacinação em 2022, mortes por covid caíram 85% em Mato Grosso do Sul

Pico de mortes da doença aconteceu no ano de 2021, indica Portal da Transparência do Registro Civil
Mariane Chianezi -
vacina covid-19
Vacina contra Covid-19 (Foto: Divulgação)

Aliado à vacinação, o número de mortes pela covid caiu em em 2022 quando comparado ao ano de 2021. Em um ano, as vítimas que perderam a vida para o vírus diminuíram 85%.

Conforme os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, em 2021 foram registrados 7.143 mortes causadas pela doença em MS, enquanto em 2022, 1.065. Na última semana do ano de 2022, boletim epidemiológico mostrou que 15 pessoas haviam perdido a vida para a covid em nova onda de infecção que tomou o estado nos últimos meses do ano.

As informações constadas no Painel Mais Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostra que 5,9 milhões de doses foram aplicadas, sendo que 78% dos moradores estão imunizados, ou seja, com pelo menos as duas doses da vacina.

De modo geral, o número de óbitos em Mato Grosso do Sul caíram, segundo o Registro Civil. Em 2021, foram 24.731 pessoas que morreram, enquanto em 2022, a quantidade de registros caíram para 19.245.

Procura por doses

O ano de 2022 foi voltado para ampla campanha de imunização dos moradores, com novidade na vacinação até para os bebê, que tiveram dose pediátrica disponível. No entanto, a procura para completar as doses reforços foi pequena no segundo semestre em MS.

Em , por exemplo, a vacinação para a idade de 35 anos foi liberada em 21 de julho e foi decrescendo até 18 anos ou mais a partir do dia 28 de novembro. Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), entre setembro e dezembro, apenas 1.823 campo-grandenses nessa faixa etária foram vacinados com a quarta dose. 

“A procura vem ocorrendo de forma tímida, no entanto dentro do esperado considerando que, sobretudo para a quarta dose, a adesão foi menor para todos os públicos”, informou em nota a Sesau.

A vacinação para bebês completou um mês em 12 de dezembro e, neste período, os bebês de seis meses a 2 anos de idade apenas 172 crianças foram vacinadas em Campo Grande. Na Capital, a estimativa é que tenham 32.161 crianças nessa faixa etária e, do total, cerca de 3% a 5% apresentam alguma comorbidade.

Conforme a Sesau, de 12 de novembro a 12 de dezembro foram vacinadas 69 crianças de seis meses a dois anos com comorbidades e 103 sem comorbidades com sobra de doses ou a chamada ‘xepa’.

Se até 5% das crianças de seis meses a dois anos de idade possuem algum tipo de comorbidade, o público corresponde a 1,6 mil crianças. Ou seja, apenas 4,3% dos bebês com comorbidades se vacinaram em Campo Grande até a data da divulgação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias