Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Com a favela era melhor’: Novo condomínio não afastou Canguru do abandono e descaso

Região em que o ex-presidente Bolsonaro passou para entrega de residencial sofre, desde então, com sujeira, criminalidade e matagal em área pública
Karina Campos -
condominio
De um lado os prédios novos e do outro matagal com acúmulo de entulho (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A Rua Paca, que fica entre os bairros Mario Covas e Canguru, em , abrigava uma antiga . No ano passado, alguns moradores foram contemplados com o apartamento no Residencial. A desocupação no terreno deu espaço para um , matagal e escuridão. Quem já vive há anos na vizinhança reclama: ‘Com a favela era melhor’.

Nem mesmo a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro mudou a realidade da comunidade. Na época, a promessa rendia valorização ao entorno do conjunto habitacional, pois também há creches, escolas, postos de saúde e de segurança.

Na frente do condomínio, o trecho asfaltado recebe o nome de Rua Jundiaí, parte das ruas laterais foi asfaltada, mas a pavimentação não alcança boa parte da região. Segundo moradores, desde a entrega dos novos apartamentos, alguns acreditaram que seria uma melhoria para a região que não era notava há anos. Entretanto, as expectativas ruíram com a piora do cenário.

Vizinha do local, Sandra Regina de Souza Lindoca, de 40 anos, sofreu na pele o desespero de viver ao lado do abandono. Voltando para casa durante a noite, ela foi arrastada para o matagal por um homem. O irmão ouviu os gritos e conseguiu salvar a mulher do abuso sexual. Ela lamenta o abandono agravado depois da desocupação no terreno.

entulho
Restos de construção no local (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“Vivo aqui há mais de 19 anos, toda minha família mora no bairro. No fim do ano passado aconteceu isso [tentativa de abuso], foi um susto. Meu marido disse para vender a casa, mas quem vai querer comprar e ter isso do lado? Eu queria começar o ano estudando, mas como vou se quando voltar para casa vou passar por medo e o risco de morrer aí dentro?”, disse.

Ela conta que diariamente lida com invasão de insetos e animais peçonhentos. Sandra perdeu a irmã por dengue e ficou internada por três vezes após ser picada pelo mosquito. “Essa semana achei três escorpiões e dias atrás uma cobra, fora os sapos que entram pela varanda”. “A noite é um de terror”, completa o irmão, que preferiu não se identificar.

alexandre
Morador Alexandre detalha perigo na região (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Também morando próximo há 21 anos, Alexandre Cardoso dos Santos, de 45 anos, relata que a taxa de criminalidade aumentou. O matagal alto e a escuridão favorecem uso de drogas, esconderijo de bandido e lixão para entulho.

“Quando os moradores da favela estavam, eles zelavam e cuidava. A noite tinha luz na casa deles. Era tudo simples, mas era muito melhor. De manhã tem gente que entra com a caminhonete e joga lixo, falamos e acham ruim, quase batem na gente. Nem a entrega ajudou na valorização. Se pelo menos cercassem, colocasse placa para evitar. Teve uma época que todo mundo se disponibilizou em iluminar por conta própria, eu fiz a fiação, mas não adiantou nada. Continuam jogando lixo e entrando no matagal”.

A esposa, que preferiu o anonimato, já encontrou animais mortos abandonados no trecho. Sem a antiga invasão, a desordem reina. “A casa não para limpa, tem carrapato que fica na parede, sapo. Nos sentimos abandonados. Podiam ter pego esse espaço e feito mais casas ali, uma praça, algo útil. Tem muita gente que morava ali que não foi contemplado”.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas não obteve retorno até a publicação desde material. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande abre processo seletivo com 226 vagas para as áreas da saúde e direito

“Era meu braço direito”, diz pai de homem assassinado a tiros no Aero Rancho

Acusado de matar ex-mulher na frente do filho Dourados é condenado a 21 anos de prisão

viciado em mentir para os passageiros 23

‘Viciado em mentir para os passageiros’, motorista de aplicativo confessa seu verdadeiro intuito

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

Mandado de reintegração de posse é barrado por descoberta de gado clandestino em fazenda no Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Operação da Polícia Federal prende 20 foragidos da Justiça em um único dia em MS

Foragidos foram presos nesta terça-feira (8)

Cotidiano

Em dia de evento, acidente deixa parte de Inocência sem energia elétrica

Cidade de 8 mil habitantes recebe autoridades estaduais e federais nesta quarta-feira

Brasil

Voo de Belém-Macapá tem duração de 5h

Condições climáticas afetaram o pouso da aeronave, que ficou sobrevoando até aterrissar

Famosos

Bruna Biancardi revela reação de Neymar com segunda gravidez: ‘Chororô’

Grávida pela segunda vez, Bruna Biancardi surpreendeu ao dar detalhes de como contou a Neymar Jr a respeito da nova gestação