Cinco anos na Justiça: Estado é obrigado a adequar normas de segurança em Uneis de Campo Grande
Ação, proposta pela Defensoria Pública de MS, foi protocolada em dezembro de 2016
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após cinco anos, a Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que pede a adequação das Uneis (Unidade Educacional de Intervenção) de Campo Grande, foi julgada procedente, pela Justiça. A Ação foi protocolada em dezembro de 2016, e deferida em 29 de junho, deste ano.
A defensoria pedia à Justiça que obrigasse o Estado a garantir a adequação das Uneis quanto às normas de segurança contra incêndios e emergências. As Uneis citadas na ação protocolada são: Unidades de Internação Masculina Dom Bosco, Unidade de Internação Masculina Provisória Novo Caminho, Unidade Educacional de Internação Feminina Estrela do Amanhã e Unidade Educacional de Semiliberdade Tuiuiú.
De acordo com o autor da ação, defensor público da área da infância e juventude, Rodrigo Zoccal Rosa, nas unidades de Campo Grande foram observadas diversas irregularidades, entre elas, instalações elétricas precárias nos alojamentos, ausência de adaptações voltados ao combate de incêndios, e necessidade de reforma arquitetônica.
“Todas as unidades educacionais de internação de Campo Grande, que à época, abrigavam juntas mais de 150 adolescentes, são totalmente desprovidas de quaisquer instrumentos, aparelhos e outros equipamentos capazes de combater ou minimizar os riscos decorrentes de incêndio e pânico”, afirma o defensor.
Com o deferimento da ação, o Estado deverá apresentar, no prazo máximo de 180 dias, um projeto técnico para implantação das medidas de segurança contra incêndio, pânico e outros riscos das edificações, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com cronograma detalhado de execução para cada unidade. A execução do projeto deverá ser concluída até o prazo de quatro anos, a contar do julgamento da sentença.
Caso haja descumprimento, O Estado será multado em R$20 mil para cada unidade que não for regularizada. O valor será revertido para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Trump escolhe Pam Bondi como procuradora-geral após desistência de Matt Gaetz
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump nomeou, nesta quinta-feira, 21, Pam Bondi, ex-procuradora-geral da Flórida, como procuradora-geral do país, horas depois de seu primeiro indicado, Matt Gaetz, ter desistido da nomeação. Pam Bondi é uma antiga aliada de Trump e estava na equipe jurídica do presidente eleito durante seu primeiro julgamento de impeachment,…
Justiça nega terceiro pedido de Claudinho Serra para tirar tornozeleira em ação por corrupção
Vereador do PSDB é réu por chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia
Ministério da Saúde estabelece R$ 12,8 milhões em recursos para Atenção Especializada em Dourados
Publicação consta no Diário Oficial da União
Mulher de Faustão expõe situação delicada da saúde do apresentador; entenda
Após passar por dois transplantes de órgãos, Faustão ainda não está com a saúde 100% recuperada; saiba detalhes do quadro do apresentador
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.