Manutenção em sensor marcou temperatura errada e fez Coxim parar entre cidades mais quente do Brasil

Monitoramento mantém alerta de índices críticos de umidade relativa do ar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor tempo seco previsão sol calorão
Dia com (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mato Grosso do Sul estava listado entre os estados mais quentes do Brasil nas últimas 24h. O levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) desta quinta-feira (10) indicava que Coxim alcançou recorde do ano de 39.9°C, ocupando o terceiro lugar no ranking de maior temperatura do país, entretanto, durante a manutenção, o sensor ficou em exposição ao sol, o que indicou o recorde na temperatura de forma errada.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explicou que, por volta das 15h de quarta-feira (9) do horário local, a equipe trabalhava na estação meteorológica de Coxim. O sensor de temperatura do ar ficou exposto ao sol para poder realizar a manutenção, e por isso nesta hora, ficou registrado o suposto recorde. “Sendo assim, este dado observado não é válido e já foi solicitado ao Inmet que retire do banco de dados”, pontuou a nota.

Cuiabá, capital do estado vizinho Mato Grosso, ocupa a primeira posição com calor de 40,1°C e, em seguida, está Aragarças, em Goiás, com 40°C. O Centro-Oeste lidera os registros de altas temperaturas.

O Inmet renovou o alerta de umidade do ar em nível crítico para todas as regiões, entre 12 e 30% ao longo do dia. A condição favorece o risco à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de maior chance de incêndios florestais.

Na quarta-feira (9), a menor umidade do Estado foi registrada em Paranaíba, com 17%, depois está Costa Rica (18%), Chapadão do Sul (19%), Sonora (22%) e Três Lagoas (24%).

Chuvas abaixo da média

Desde julho, Campo Grande enfrenta estiagem. O balanço do Inmet aponta que o período encerrou com 87% abaixo da média histórica, que é de 35,7 milímetros. O mês obteve apenas 4,6 mm.

A Capital teve um dia de chuva significativa no dia 14 de julho. “Normalmente, a capital registra três dias com chuva superior ou igual a 1 mm no mês”, indica o monitoramento.

O calor também não deu trégua, chegando a marca de 29,2°C, sendo 1,7°C acima da climatologia, que é de 27,5°C. A maior temperatura do mês foi de 32,2°C, registrada no dia 27.

*Material atualizado às 10h39 para correção de informação, segundo a nota do Cemtec.