Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva não extingue focos e combate a incêndios no Pantanal continua em Mato Grosso do Sul

Equipes combatem fogo com extensão de mangueira de 270 metros e água do rio
Karina Campos -
pantanal
Combate das equipes persiste na região pantaneira (Reprodução, IHP)

Equipes continuam o combate aos incêndios na região do Alto Pantanal, em , a 425 quilômetros de . Nesta segunda-feira (20), chuva intensa não atinge as áreas de difícil acesso e o combate ao fogo é feito com mangueira de 270 metros em solo.

Segundo o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o grupo de combate utilizou uma mangueira extensa, com captação de água do rio e a instalação de uma bomba-motor para extinção das chamas na área de difícil acesso, desde o último domingo (19).

Apesar da garoa bem-vinda, os favorecem a propagação do fogo. Também no domingo, as equipes do Brigada Pantanal, IHP, Corpo de Bombeiros, e (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) montaram mais aceiros para proteger casas ribeirinhas. O fogo saltou do rio São Lourenço e ameaça quem vive às margens do rio Paraguai.

O trabalho segue em solo, com os brigadistas, e o combate aéreo por Helicóptero tentando reduzir o tamanho das chamas. “A chuva é o maior reforço e o mais esperado”, descreve o instituto.

Fumaça

Nas últimas 48 horas, o satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectou 356 focos ativos de queimadas em Mato Grosso do Sul.

Maior área de conservação do bioma, a região do Alto Pantanal abriga comunidades tradicionais que moram na área entre os municípios de Corumbá, Poconé e Cáceres, no Mato Grosso. Por conta da identificação do avanço do fogo nessas áreas, a Brigada Alto Pantanal reforçou o trabalho de visitar quem mora nessa região mais remota do território.

Dados do Inpe mostram que os focos de incêndio registrados nos primeiros 15 dias de novembro superaram todo o mês de outubro. Em 2023, a região do Pantanal sul-mato-grossenses contabilizou 3.798 focos de incêndio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira