Pular para o conteúdo
Cotidiano

Canoata quer unir pescadores e ribeirinhos para recuperar leito e mata ciliar do Rio Dourados

Além do replantio de mudas frutíferas, voluntários farão limpeza do local durante a 8ª Edição da Canoata que acontece no dia 26 de novembro
Marcos Morandi -
Ação ambiental estava suspensa desde a pandemia (Foto: reprodução, Hédio Fazan)

Suspensa desde a pandemia da Covid-19, a 8ª edição da Canoata, que acontece anualmente, volta a ser realizada no dia 26 de novembro. A iniciativa do Clube de Imprensa de , em parceria com Rotary Clube Caiuás que reunir o maior número possível de voluntários que farão o replantio de mudas de árvores nas margens do e a limpeza do leito.

Nesta edição, os organizadores vão dividir os participantes em grupos que irão fazer o reflorestamento, enquanto outros realizam a limpeza das águas. Na última ação, foram retiradas mais de duas toneladas de lixos, como pneus, geladeira velhas, máquinas de lavar e outros utensílios domésticos.

“Nós queremos chamar toda a sociedade para nos unirmos em defesa desse rio que está com as águas cada vez poluídas e contaminada e a cada dia com menos peixes. Além disso, o Dourados vem sendo castigado pelo assoreamento. É por isso que temos nos preocupado também em fazer a recuperação das matas ciliares”, explica o presidente do Clube Imprensa, Hédio Fazan.

Além dos voluntários que moram em diversas regiões da cidade, no entendimento de Fazan, a participação dos ribeirinhos é de fundamental importância. “Os ribeirinhos hoje estão bem mais conscientes. Alguns deles dependem do rio e sabem que precisam cuidar dele. Se o rio acabar, sua fonte de sobrevivência também se esgota”, pondera um dos idealizares da Canoata à reportagem do Jornal Midiamax.

‘A água que jogam lixo, é a mesma água que bebem’

Os organizadores também acreditam no trabalho de conscientização da população por meio de ações mais pedagógicas e que podem resultar na adoção de novos hábitos. “Vamos instalar placas de conscientização sobre os cuidados e respeito com a natureza”, comenta um dos membros do Rotary Clube Dourados Caiuás, Joaquim Ferreira Gonçalves Filho.

“Queremos que as pessoas que frequentam o local recolham ao menos o lixo que produzem. Para isso é preciso que elas entendam que a água onde jogam lixo, é a mesma água que eles vão beber em casa, afinal é o Rio Dourados que abastece nossa cidade”, ressalta Joaquim.

Tanto Hédio Fazan quanto Joaquim Ferreira também lembra que a concentração acontece no dia 26 de novembro, às 7h, no Trevo da Bandeira, de onde o grupo segue em carreata até o Rancho dos Ipês, antigo Rancho do Divino. As ações devem ser encerradas, segundo os organizadores, por voltas das 16 horas.

Saiba como participar:

A 8ª Canoata do Rio Dourados é aberta à toda a sociedade. As pessoas interessadas em doações, informações e participação do projeto, bastam entrar em contato com Joaquim do Rotary através do telefone (67) 98405-6244 ou com Hédio Fazan, do Clube de Imprensa (67) 99350-1889.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão