O sorvete é uma das sobremesas mais queridas entre os brasileiros, fazendo muito sucesso, principalmente, nos estados mais quentes, como Mato Grosso do Sul. O Dia do Sorvete é comemorado neste sábado (23), e aproveitando que os termômetros registraram altas temperaturas, o doce gelado ajudou a refrescar os campo-grandenses.

Na data comemorativa, algumas sorveterias da Capital ofereceram promoções para atrair os clientes. Na Cacimba Sorvetes, a banana split sai pela metade do preço para quem for prestigiar o festival. Amantes do açaí também não ficaram de fora, já que no local serão vendidos a R$10.

“Ano passado a gente vendeu 450 bananas splits, esse ano a média de venda deve ficar em 700. Investimos mais em divulgações esse ano e estamos aguardando um movimento grande”, afirma a proprietária, Maria Tabox.

Banana split no dia do sorvete
Banana split estava pela metade do preço na sorveteria. (Henrique Arakaki, Midiamax)

A proprietária afirma que desde o início da onda de calor que chegou em Campo grande, as vendas de sorvete no estabelecimento aumentaram significativamente. “Aumentou muito a procura porque todo mundo quer se refrescar de alguma forma, e o sorvete é a melhor forma”, diz.

Na sorveteria Dale, os clientes que realizam uma compra, seja ela do menor valor, recebe uma degustação de sorvete de brinde. De acordo com a funcionária, Carolina Bravo, 23 anos, muitos clientes aproveitaram a promoção na tarde deste sábado.

“Como hoje é o dia do sorvete, o cliente pode comprar um picolé de R$1,60 e já ganha uma degustação de sorvete. A gente está anunciando, mas quando chega no caixa e o cliente não sabe, damos o sorvete e alegramos ainda mais o dia do cliente”, comenta.

Sorvete brinde no dia do sorvete
Degustação de sorvete foi entregue de brinde aos clientes, neste sábado. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Sorvete une família através de gerações

Os pais da doceira, Monique Lima, de 37 anos, se conheceram na adolescência e costumavam frequentar a sorveteria Cacimba durante o período de namoro. Anos após se casarem, a sorveteria foi reaberta, e por fazer parte da história do casal, fizeram questão de continuar frequentando, agora na presença de filhos e netos.

Monique conta que o sorvete uniu e continua unido a sua família, e mesmo morando em outro município, sempre que vem a Campo Grande frequenta o estabelecimento.

“A sorveteria e o sorvete uniram a família. Inclusive, a minha irmã mora em Dourados e eu moro em Ivinhema, e a gente veio hoje passear na cidade e viemos visitar. Sempre que estamos aqui em Campo Grande, a gente vem aqui visitar. Vem meus pais, os filhos e os netos. Ficamos sabendo do Festival e viemos porque adoramos sorvete”, conta.

Dia do sorvete na Capital
Sorvete uniu a família da doceira, Monique Lima. (Henrique Arakaki, Midiamax)

História do Sorvete

O sorvete existe há cerca de três mil anos, quando os chineses resolveram misturar neve, mel e suco de frutas. No Brasil, as primeiras sorveterias foram criadas em 184.

Como não havia geladeiras nesta época, as toneladas de gelo que chegavam de navio, eram entregues às sorveterias que tinham que preparar a sobremesa imediatamente.

O Dia Nacional do Sorvete foi criado pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes), no ano de 2002. A data foi escolhida de acordo com o primeiro dia da primavera.