Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bebê de 12 dias e criança de 3 anos esperam vaga em meio ao caos na saúde de Campo Grande

Em desespero, famílias aguardam por vagas em hospitais
Clayton Neves -
Campo Grande tem dezenas de crianças na fila por vaga em hospital. (Foto: Fala Povo)

Na segunda semana de vida, a recém-nascida Olívia já enfrenta as dificuldades do sistema público de saúde de . Com apenas 12 dias, a menina espera transferência para um na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, mesma situação pela qual passa o pequeno Luiz Davi, de 3 anos, que também aguarda vaga no CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes. 

“Ela está com manchas no pulmão e dificuldade para respirar. Colocaram ela no oxigênio e disseram que não conseguem fazer muita coisa aqui porque o remédio que ela precisa só tem no hospital”, comentou o pai da Olívia, o motoentregador Diego Camilo Leal, de 34 anos. 

Segundo ele, transferência da UPA já foi solicitada nesta quarta-feira (29), mas ainda sem previsão. Para a família, os últimos dias têm sido de aflição. “É muito difícil, a gente se sente de mãos atadas”, finaliza. 

Para Luiz, a espera é ainda maior. Segundo a tia, o menino espera há 5 dias por um leito em hospital. “Ele está com problema no pulmão e não tem vaga no hospital. Essa noite ele passou mal, está queimando de febre. Precisamos dessa vaga no hospital pelo amor de Deus”, comenta.

Sobre Olívia, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “o pedido de transferência entrou hoje pela manhã e, por enquanto, não há previsão de transferência”. 

“A Secretaria Municipal de Saúde está em contato com os hospitais para tentar dar celeridade no encaminhamento. Cabe ressaltar que a paciente encontra-se com quadro estável e está recebendo toda a assistência possível na unidade de saúde”, informou o Município por meio de nota. 

Quanto a Luiz, a Secretaria afirmou que ele “está sendo acompanhado pela equipe da unidade de saúde enquanto aguarda vaga”. 

“Vale ressaltar que, no local, ele possui o atendimento adequado, sendo monitorado e reavaliado constantemente, com atualização do quadro e nova atualização do pedido de vaga no sistema todo momento em que o paciente passa por avaliação”, finalizou.

Sobrecarga no sistema de saúde

Mato Grosso do Sul tem 1.396 pacientes hospitalizados em decorrência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), são 170 a mais que há uma semana. As crianças seguem sendo as mais afetadas, representando 50% dos casos entre zero e 9 anos de idade.

Em Campo Grande, estão 755 de SRAG e em Corumbá são 84, sendo os dois municípios com maior número de casos notificados. A incidência de SRAG é alta também em Alcinópolis, Chapadão do Sul.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), nos últimos 15 dias, houve aumento de 30% na demanda por atendimento nos postos de saúde de Campo Grande. A volta das aulas é o que explica o pico nos atendimentos.

A superlotação, com horas e horas de espera, se tornou rotina diária em unidades de saúde pública de Campo Grande, mas não se resume a elas. O cenário é parecido em hospitais particulares, que também vivem dias de superlotação, principalmente na ala pediátrica.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Veruska Lahdo somente na semana passada, 53 crianças de zero a nove anos estavam internadas em decorrência da SRAG. Várias outras crianças aguardam em UPAs, por uma vaga em hospital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

santa casa hospitais

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

Ferro solto estourou o pneu do carro provocando o acidente

Bastidores

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Parlamentar de MS criticou demora de Lula em negociar e vai pessoalmente aos EUA

Sérgio Cruz - O dia na história

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione

Trânsito

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Socorristas tentaram reanimação, mas mulher não resistiu