Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atendimentos por dengue têm alta de 20% em Campo Grande; confira bairros mais ‘perigosos’

Prefeitura mapeou locais e reunião na terça-feira vai definir estratégias para conter avanço de doença que já matou duas pessoas na Capital
Gabriel Maymone -
Dengue
(Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

Campo Grande vive nova onda de dengue, com aumento de 20% no número de atendimentos em unidades de saúde por conta da doença no último mês, segundo levantamento da (Secretaria Municipal de Saúde). Ainda conforme o município, são 8 bairros que dominam o ranking de incidência da doença, com índices considerados muito altos.

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, os bairros com índices mais altos de dengue são: Caiobá, Chácara dos Poderes, Los Angeles, Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), Jardim Noroeste, Nova Lima, Tijuca e Tiradentes.

Os números são alarmantes: de 1º de janeiro a 12 de abril, por exemplo, foram notificados 6.184 casos de dengue e duas mortes provocadas em decorrência da doença em Campo Grande. No mesmo período do ano passado, o número de casos foi um pouco menor: 6.067. Porém, os óbitos foram o dobro do registrado neste ano.

Diante deste cenário, o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, se reúne na terça-feira (18) para discutir a situação na Capital, bem como ações estratégicas para barrar o avanço da dengue.

Em nota, a prefeitura afirma que está tomando ações para reduzir as como a Operação Mosquito Zero, o programa ‘Colaborador Voluntário’ e o projeto Wolbachia.

Somente na operação ‘Mosquito Zero’, o município afirma ter inspecionado mais de 55,3 mil imóveis em pouco mais de cinco meses. No total, os cerca de 300 agentes de endemias eliminaram 39 mil depósitos e 2,6 mil focos da doença.

Ferramenta prevê incidência de mosquitos-da-dengue

Plataforma virtual promovida pela SC Johnson, e que já está funcional no , inclusive nas cidades de Mato Grosso do Sul, promete ‘prever’ a incidência de mosquitos-da-dengue por cidade e os números para Campo Grande não são nada animadores.

Foto: Reprodução | SES | OFF! Cast Previsão de Mosquitos

E os indicadores são, aparentemente, condizentes com a realidade de cidades de Mato Grosso do Sul. Isto é, cruzando a incidência da doença com as cidades pesquisadas pela reportagem na plataforma, os dados do OFF!Cast parecem confiáveis.

Na capital Campo Grande, cidade que lidera o total de casos de dengue em MS, a previsão é alta para mosquitos até quarta. Detalhe: na terça-feira (18), no entanto, o índice é previsto como “grave”.

MS tem 16 mortes em quatro meses

Mato Grosso do Sul registra 16 mortes por dengue em 2023, sendo quatro em abril. Março foi o mês mais letal da doença em Mato Grosso do Sul, totalizando oito mortes. Em fevereiro foram três vítimas e em janeiro mais uma.

As últimas mortes confirmadas foram de uma adolescente de 17 anos, moradora de Ribas do Rio Pardo e que morreu no mesmo dia em que os sintomas começaram. Um homem de 46 anos e com histórico de doença autoimune é outra vítima da dengue. Ele morava em Brasilândia.

Um homem de 59 anos e que tinha foi outra vítima da dengue em . E, em Dourados, uma mulher de 81 anos morreu em decorrência da doença. Ela tinha hipertensão arterial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Últimas Notícias

TV & Novela

Ulisses descobre gravidez de Iolanda: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles