Associação faz 1º encontro em homenagem a ‘heróis’ que combateram malária e chagas há 32 anos em MS

Evento será no dia 10 de dezembro e deve reunir mais de 250 pessoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública em ações de combate à malária (Agência Senado)

A ASESP-MS (Associação de Servidores e Empregados Púbicos em Mato Grosso do Sul) realizará, no dia 10 de dezembro, o primeiro encontro dos Sucaneiros do Estado. O evento é para homenagear ‘heróis anônimos que combateram doenças como malária, chagas, dengue, febre amarela, filariose, tracoma, esquistossomose, peste, bócio endêmico, e as leishmanioses entre 1970 a 1992.

Na época, as ações eram comandadas pela Sucam (Superintendência das Campanhas de Saúde Pública), que foi extinta em 1991, dando origem a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Anos depois, parte significativa dos servidores que atuavam na pasta faleceu, e parte se aposentou, enfrentando graves problemas de saúde, decorrentes da intoxicação adquirida em razão da manipulação de inseticidas organoclorados, como DDT e BHC, utilizados no combate as endemias.

O evento será das 09:00 as 16:00 horas, na sede do Grêmio dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde 28 de Outubro, localizada na rua João Augusto Capilé, nº 100, bairro Chácara Castelo II, na cidade de Dourados – MS.

Cerca de 250 Sucaneiros e familiares de diversos municípios de Mato Grosso do Sul devem participar do encontro. Interessados podem obter informações através do WhatsApp (67) 98437-1105, ou pelo e-mail gasparhickmann@hotmail.com.

Conteúdos relacionados