Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após lixo transbordar, bairros de Campo Grande são limpos e moradores respiram aliviados

Embora a coleta seletiva tenha sido retomada na terça-feira (26), três dias depois moradores relataram cenário caótico em Campo Grande
Lethycia Anjos -
Coleta seletiva
Coleta seletiva na manhã desta sexta-feira (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Lixo ‘transbordando’ e moradores desesperados, esse foi o cenário narrado pelos leitores do Jornal Midiamax, após o feriado de Natal, celebrado na última segunda-feira (25). Embora a coleta seletiva tenha sido retomada na terça-feira (26), três dias depois, muitas áreas permaneciam com resíduos não recolhidos, provocando insatisfação em várias regiões da cidade.

Apesar das inúmeras recebidas pelo Midiamax, na manhã desta sexta-feira (29), o cenário apresentava uma mudança significativa, e os próprios moradores expressaram conformidade com a situação.

Luciano Marangoni, corretor de imóveis e morador do bairro Rita Vieira, menciona que está habituado a situações assim durante as festividades de Natal e Ano Novo. Na quarta-feira (28), moradores do mesmo bairro denunciaram que o caminhão de coleta não passava há mais de seis dias.

“Passaram ontem a tarde, haviam parado por conta do Natal, mas hoje já estava tudo recolhido. Só não passaram na quarta-feira, geralmente passa quarta e sexta”, disse o morador.

Lixeira vazia no Rita Vieira
Lixeira vazia no Rita Vieira (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Na parte ‘nobre’ da Capital, há quem diga que situações como essa nem chegam a ocorrer.

“Não notei nenhum acúmulo de lixo, aqui é centro, não fica sujeira. Hoje de manhã estavam limpando a rua, mas só folhas, o que é normal”, diz Lilian, moradora da Rua Pernambuco.

Apesar do relato, até ontem, moradores de um na Rua Pernambuco, onde a coleta ocorre apenas às segundas-feiras, reclamaram que a falta do serviço prejudicou o bem-estar dos moradores.

Lixo no condomínio da Rua Pernambuco – (Foto: Fala Povo)

O Condomínio Village Parati foi um dos locais mais afetados pelo acúmulo de lixo. No local, condôminos têm realizado a limpeza, gerando um aumento de sacos a serem descartados.

“A coleta passou ontem, tinha muito lixo e foi um problema na cidade inteira”, disse Morgana, moradora do condomínio.

O que diz a Solurb?

Por meio de nota, a , responsável pela coleta explicou que os coletores tiveram folga no dia 25 de dezembro, conforme negociação de acordo coletivo de trabalho, o que prejudicou a logística de coleta em bairros cuja circulação dos caminhões de lixo ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras.

“No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço”, traz a nota.

Confira nota na íntegra:

A CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda. informa que, em relação à falta de coleta de resíduos sólidos em alguns bairros do município na data de ontem, dia 27/12/2023, esclarece o seguinte:

A coleta de resíduo sólido domiciliar e comercial nos bairros de ocorre, em sua maioria, em duas frequências pré-estabelecidas: segunda, quarta e sexta-feira, e terça, quinta e sábado.

Devido à ausência de coleta no feriado do dia 25/12/2023 (segunda-feira), os bairros atendidos na frequência de segunda, quarta e sexta tiveram a coleta de lixo prejudicada.

No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço.

Os bairros com coleta às terças, quintas e sábados não foram afetados, pois a coleta ocorreu normalmente no dia 26/12 (terça-feira), assim como está previsto para hoje, dia 28/12 (quinta-feira). O mesmo se aplica à região central, onde as coletas domiciliares ocorrem diariamente, exceto aos domingos, e nos dias 25/12 e 01/01.

É importante ressaltar que nos dias sem coleta, evite deixar seu lixo na rua para evitar atrair animais e gerar mais sujeira.

Destacamos que todos os esforços operacionais possíveis foram empreendidos na tentativa de concluir o recolhimento dos resíduos de todas as residências.

Ressaltamos que nossos coletores e motoristas trabalham em todos os feriados do ano, com exceção dos dias 25/12 e 01/01, nos quais têm o direito de descanso assegurado através do acordo coletivo de trabalho.

Acrescentamos que estamos com um contingente de mão de obra e equipamentos 30% maior, buscando regularizar os serviços em todas as regiões afetadas pela coleta de lixo na data do dia 27/12 até o dia 30/12.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura oferece aulas gratuitas de design de sobrancelha e manicure

Promotores pedem suspensão temporária do julgamento da morte de Diego Maradona

Jovem de 18 anos é morto a tiros por motociclista em Corumbá

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Waldir Neves esteve no TCE-MS antes de retirar tornozeleira eletrônica, diz Agepen

Réu é condenado a 5 anos em regime semiaberto pelo assassinato de Roseney em briga de sinuca

Últimas Notícias

Política

‘Melhora no tráfego e diminuição de acidentes’, estima Geraldo Resende sobre leilão da BR-163

Novos investimentos reduzem as duplicações em MS

Brasil

Acusado de matar o ator Rafael Miguel, Paulo Cupertino pede restrição de imprensa em julgamento

Defesa alega que cobertura da imprensa pode impactar negativamente percepção dos jurados

Brasil

Há 7 investigações de suspeita da gripe aviária em andamento, diz ministério

As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo

Política

‘O que aconteceu nos últimos anos não pode se repetir’, diz Vander sobre CCR no leilão da BR-163

Deputado federal pediu fiscalização rigorosa para novo contrato