Pular para o conteúdo
Cotidiano

Antiviral usado por vítima de Daniel Alves está disponível em MS; entenda quando solicitar

O medicamento pode ser usado para prevenir o HIV e também para se proteger após uma exposição. Além do tratamento para quem está infectado com o vírus
Priscilla Peres -
CTA em Campo Grande
CTA em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Recentemente o caso de estupro envolvendo o jogador de futebol Daniel Alves e uma mulher, em Barcelona, citou o tratamento com antivirais para evitar a contaminação de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Difundido no mundo inteiro, o tratamento também é aplicado em .

O tratamento utilizado pela mulher que acusa Daniel Alves de estupro, é o PEP (profilaxia pós-exposição). Dessa forma, os antirretrovirais são utilizados como uma medida de urgência para ser utilizada em situação de risco, existindo também profilaxia específica para o vírus da B e para outras infecções sexualmente transmissíveis.

Dessa forma, os antirretrovirais podem ser utilizados após violência sexual, relação sexual desprotegida, acidente ocupacional e demais situações de risco. A única regra é que o tratamento deve começar em até 72 horas e ser seguido por 28 dias, sem pausa. 

Tratamento gratuito em Campo Grande

Em Campo Grande, os antirretrovirais são distribuídos gratuitamente para a população via SUS. O paciente pode pedir pelo medicamento em uma das 22 UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na rua Anhanduí, 353, em frente ao Horto Florestal. 

O outro caso em que os antirretrovirais podem ser usados é na prevenção às doenças, chamado de profilaxia pré-exposição. Neste caso, o paciente que tiver interesse tomará um comprimido por dia, o que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. 

Em casos de estupro, paciente deve procurar uma UPA

Em casos de estupro, as vítimas também são orientadas a fazer o tratamento com antirretrovirais para evitar a contaminação de doenças. O método é praxe em todo o mundo e uma forma de proteger a vítima.

Dr. Roberto CTA
Roberto, médico do CTA (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O médico de família do CTA de Campo Grande, Roberto Paulo Braz Junior, explica ainda que os locais de referência para atendimento em casos de estupro são as UPAs, para avaliar o estado geral da vítima.

Em todos os outros casos, além das unidades de saúde, o paciente pode procurar o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), onde a equipe é preparada sobre o assunto. No local também é possível fazer testes de ISTs, como o HIV, gratuitamente.

Tratamento evoluiu nos últimos anos

De um coquetel que incluía várias doses de remédio ao dia, para apenas um ou dois comprimidos. Essa é a evolução do tratamento com antirretrovirais nos últimos anos. O medicamento é basicamente usado no tratamento e prevenção do HIV, mas também para evitar as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Médico de família do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Campo Grande, Roberto Paulo Braz Junior, explica que como a medicina evoluiu muito nos últimos anos, hoje em dia se evita a palavra ‘coquetel’. “Aqueles muitos comprimidos assustavam as pessoas, mas hoje não é mais assim”, conta.

O antirretroviral é um medicamento que atua nos vírus do tipo retrovírus, tendo como principal representante do grupo o HIV. O medicamento pode ser usado para prevenir o HIV e também para se proteger após uma exposição. Além do tratamento para quem está infectado com o vírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio retorna a terreno no Jardim Seminário e moradores lamentam recorrência

assomasul diretoria

Assomasul irá pagar quase R$ 6,5 milhões por capacitação de servidores

Aquidauana é 3º município mais quente e com menor umidade do ar no país nesta quarta-feira

tereza crédito IR

Tereza apresenta relatório favorável e Senado aprova acordo com Chile sobre IR

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: Para roubar HB20, trio de criminosos agride e atira contra motorista na Vila Nasser

Últimas Notícias

Polícia

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

O suspeito é acusado de oferecer bebidas, comidas, jogos de videogame e piscina para 'conquistar' os menores de idade

Cotidiano

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Iniciativa é uma das pioneiras no país e abre espaço de diálogo permanente

Política

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Último concurso foi realizado há quase dez anos e ofertou 80 vagas em 2016

Esportes

Aquidauana sedia 2ª etapa dos Jogos Abertos de MS; confira a programação

As competições acontecem entre os dias 5 e 7 de setembro