Em outubro de 2022, a Prefeitura de Bonito realizou a compra de 1 hectare ao lado do Cemitério Municipal, para ampliação do local. O terreno foi adquirido com recursos próprios do município, no valor de R$ 1,3 milhão.

Mas alguns moradores se manifestaram nas redes sociais em relação à ampliação da área para novos jazidos. O motivo o principal dos questionamentos é como que a obra será feita no local, que recentemente foi canalizada a nascente de um córrego que deságua no Rio Formoso.

A equipe do Jornal Midiamax entrou em contato com a prefeitura que respondeu “A equipe da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) esteve no local antes da compra do imóvel para identificar se havia impedimentos ou restrições ambientais para a compra da área, com objetivo de ampliação do Cemitério Municipal, e naquele momento não encontraram nenhum problema.

Sobre a nascente

Segundo a prefeitura, em função das características do solo em Bonito, é comum que existam nascentes ou ressurgências intermitentes em períodos chuvosos e que depois, desaparecem em períodos de seca.

“Fato que será investigado na próxima semana e que, caso se evidencie a existência de uma nascente nessa área ou acima dela, a Prefeitura fará a devida delimitação da área a ser protegida, e restauração florestal respeitando os 30m de cada lado”, segundo a assessoria de comunicação.

Ainda na nota, a assessoria ressalta que é importante destacar para tranquilidade da população, que os lençóis de água subterrâneas do Cemitério Municipal possuem monitoramento para averiguação dos parâmetros de qualidade, estando todos em conformidade e, a nova área também terá suas devidas analises e monitoramento.