Por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) de Dourados, a prefeitura iniciou uma série de atividades para promover a conscientização com condutores de veículos e pedestres. Ações estão relacionadas aos 15 anos da Lei 11.705, também conhecida como “Lei Seca”.

Na Blitz Educativa realizada na Avenida Marcelino Pires, em frente à Rodoviária, forças de segurança se reuniram para entregar panfletos informativos sobre a Lei Seca, bem como convidar a participação dos motoristas na campanha, através de adesivos colados nos veículos.

“Ao longo do mês de junho, que é o calendário estabelecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), nós iremos realizar várias ações como essa para conscientização da população e, assim, evitar os acidentes que tem ceifados a vida de muitas pessoas”, explica Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados apenas 17 acidentes envolvendo embriaguez ao volante em Dourados. Entretanto, a Agetran afirma que esse número é muito maior, mas como em vários casos a embriaguez não foi relatada, o fato não pode ser registrado estatisticamente.

Dirigir sob condição alterada por álcool ou outra substância psicoativa é proibido e considerado infração gravíssima. O teste do bafômetro, fotos, vídeos e relatos de testemunhas podem ser usados como provas para provar a embriaguez.

A multa prevista é de R$ 1.915,38, com suspensão do direito de dirigir por um ano e, em caso de reincidência em até um ano, a multa será o dobro.

As ações são realizadas pela Agetran em parceria com Detran, Sest Senat, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e o grupo Sucata Cultural.