Pular para o conteúdo
Cotidiano

Varíola dos macacos é grave e MS ainda tem dificuldade de testagem, diz secretário de saúde

Ritmo de contaminados aumenta e MS já tem 33 casos confirmados da doença
Fábio Oruê, Priscilla Peres -
Secretário de saúde, Flávio Brito, falou sobre importância da testagem contra a varíola dos macacos. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, disse que a monkeypox, ou varíola do macacos, é uma doença grave, apesar da baixa letalidade, e que Mato Grosso do Sul, assim como todo o Brasil, ainda tem dificuldade de testagem.

“A monkeypox é grave? Lógico. Vai ser como a Covid? Não. Os casos estão isolados e nós temos, o Brasil todo tem uma dificuldade de laboratório para testar a doença. Muitas vezes quando a pessoa sai da fase da doença – de duas a quatro semanas – é que vem a confirmação”, disse Britto ao Jornal Midiamax.

Boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) trouxe mais sete casos de varíola dos macacos confirmados em Mato Grosso do Sul. Conforme o documento, dessa vez em , cinco homens, com idades entre 19 e 60 anos, foram confirmados com a doença.

Segundo a SES, os pacientes infectados são de Campo Grande, Dourados (homem de 26 anos), (homem de 28 anos) e (adolescente masculino de 16 anos). Além da criança e da mulher, dois homens de 34 e 42 anos foram confirmados com a doença.

Conforme o Secretário, por conta da demora nos resultados – feitos pela Fiocruz no – um caso só é confirmado quando, muitas vezes, o paciente já está curado. Por conta disso, a secretaria recomenda que as pessoas que apresentam sintomas fiquem isoladas.

De acordo com o secretário, os casos confirmados em MS são isolados e não apresentam transmissão entre pessoas próximas.

Varíola dos macacos em MS

Com as novas confirmações, subiu para 26 o total de diagnósticos positivos para a doença no Estado. Outros 67 estão em análise, a maioria deles, 46, na Capital.

Entre os sintomas, 94,7% dos pacientes tiveram feridas na pele, 73,7% alucinações, 68,4% febre súbita e 52,6% dor de cabeça. Dos infectados com a monkeypox em MS, 40% têm entre 20 e 29 anos e 96% são homens. O boletim da SES também detalha que a maioria dos casos, a infecção ocorreu por meio de contato sexual.

Sintomas diferentes em cada paciente

Com o avanço das contaminações, nas redes sociais se reptem histórias de pessoas narrando o desenvolver da doença no organismo. Relatos que vão desde inchaço na garganta, falsa afta a cansaço.

No twitter, paciente que se identifica como João Pedro fez uma espécie de diário. No início, ele relata cansaço e surgimento de afta. “Só que essa afta não melhorava, só aumentava e então comecei a sentir os gânglios do meu pescoço incharem”, conta.

Nos dias que se seguem, ele afirma ter tido febre e novas feridas pelo corpo, enquanto o ferimento da boca só aumentava e inchava. Por causa das complicações, ele precisou ser internado. “Essas feridas não doem, coçam igual uma picada de pernilongo”, pontuou o paciente que ainda segue em isolamento.

Doença matou paciente em 22 dias

Um mês depois do registro da primeira morte causada pela varíola dos macacos no Brasil, em Minas Gerais, detalhes da evolução do quadro de saúde do homem de 41 anos foram publicados em artigo científico na revista da SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical).

Segundo o médico infectologista Julio Croda, que compartilhou o artigo nas nesta terça-feira (30), essa foi a primeira morte de paciente da doença nas Américas durante o surto, iniciado em maio na América do Norte e Europa.

A morte confirmada como em decorrência da varíola dos macacos ocorreu em 29 de julho, pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão