A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) firmou recentemente parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique. Segundo a instituição há  uma série de atividades que poderão ser desenvolvidas, abrangendo projetos de pesquisa, projetos de extensão, bancas de graduação e pós-graduação, publicações entre outras coisas.

Ainda de acordo com a UFMS, os convênios permitem a descentralização das ações com a finalidade de atender, de maneira mais específica e efetiva, às necessidades de todos os envolvidos em determinada faculdade, como, por exemplo, o curso de Direito do Câmpus de Coxim (CPCX) que, neste caso, tem interesse direto e participou das negociações junto à UEM.

O coordenador do curso de Direito do CPCX, Francisco Ilídio, foi o responsável pela aproximação entre as duas instituições. “Ano passado quando fui convidado a ministrar uma palestra sobre cibercriminalidade na UEM, a recepção foi tão boa e a colaboração muito frutífera que sugeri a realização de um protocolo de cooperação internacional entre as duas instituições. Foi muito interessante o fato de a ideia ser extremamente bem recebida e com o auxílio da Aginova realizamos todos os trabalhos para que essa parceria fosse formalizada. Isso vai ser muito bom para ambas”, explica.