Cotidiano

Em falta nas farmácias, testes de covid estão disponíveis em 72 postos de saúde de Campo Grande

Eles são distribuídos nas sete regiões urbanas e distritos do município, além do Centro de Testagem, na região central

Anna Gomes Publicado em 07/01/2022, às 10h52

O atendimento é gratuito e não é necessário agendamento, no entanto, o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas.
O atendimento é gratuito e não é necessário agendamento, no entanto, o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas. - Foto ilustrativa | Arquivo | Midiamax

Apesar da escassez nas farmácias, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, nesta sexta-feira (7), que os testes para detecção da Covid-19 seguem disponíveis em 72 unidades básicas e de saúde da família em Campo Grande. Eles são distribuídos nas sete regiões urbanas e distritos do município, além do Centro de Testagem, na região central. O atendimento é gratuito e não é necessário agendamento, no entanto, o teste é indicado somente para pacientes que estejam com sintomas.

Nas unidades de saúde, o teste é realizado de segunda a sexta-feira. Já o Centro de Testagem funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 17h. No local, é feito somente o teste de antígeno que fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR.  Ambos estão disponíveis nas unidades de saúde.

Para facilitar o acesso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza uma plataforma na qual é possível buscar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui).

Antígeno

O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame, por meio do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até oito dias.

Após a coleta, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

RT-PCR

O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 33 unidades de referência, podendo ser realizadas até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

“O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19 e, assim, evitar a disseminação.

Atualmente, o município oferta diariamente cerca de 2 mil testes por demanda espontânea em toda a rede.  Nas últimas semanas, a procura por testes aumentou aproximadamente 150% se comparado com os meses anteriores.

Jornal Midiamax