Os sul-mato-grossenses que adoram fim de semana chuvoso podem comemorar, pois a meteorologia indica volume de chuvas para os próximos dias e uma trégua no tempo seco. Há previsão de tempestade acompanhada com possível queda de granizo e ventos de 80 km/h no Estado.

A formação de instabilidades atmosféricas estão associadas ao deslocamento de cavados aliado ao fluxo de calor e de umidade vindo da Amazônia e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Para o sábado (12), a previsão indica tempo instável, com chuvas a qualquer hora do dia de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento que podem atingir valores acima dos 70 km/h e eventual queda de granizo.

Chuva e calor

Embora chuvoso, não haverá queda nas temperaturas, as mínimas variam de 22°C a 23°C em boa parte de Mato Grosso do Sul, com exceção da região pantaneira, onde as mínimas previstas são 26°C.

As máximas terão leve queda, de 29°C a 34°C. Campo Grande terá dia chuvoso, mas com máxima de 30°C, Corumbá deve registrar 34°C, Ponta Porã 29°C, Três Lagoas 34°C e Coxim 33°C.

Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante norte/nordeste, com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 70 km/h.

sábado (12)

Domingo

No domingo (13), a formação de nuvens e chuvas continuam em grande parte do Estado. Há probabilidade de chuvas intensas com acumulados que podem atingir valores acima de 50 mm em 24h.

O monitoramento reforça que são esperadas tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A condição ocorre devido ao intenso fluxo e deslocamento de Amazônia e Paraguai.

São esperadas mínimas entre 21°C e 22°C e máximas de até 31°C, nas regiões sul e leste do Estado. Nas regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste mínimas entre 22°C 25°C e máximas de até 35°C.

Em Campo Grande, mínima entre 22°C e 23°C e máxima de até 29°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante norte/noroeste, com rajadas de vento entre 40 a 60 km/h e localmente podem atingir valores acima de 70 a 80 km/h.

13

Retorno das chuvas

A condição favorece o retorno das chuvas em Mato Groso do Sul, a previsão aponta que o tempo deve seguir instável, com chance de chuvas, pelo menos até o dia 15 de novembro. Após a passagem
de uma frente fria oceânica, as chances de chuvas diminuem a partir do feriado da Proclamação da República.