Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seminário promovido por órgãos públicos abordará a inclusão de pessoas com deficiência

O evento será gratuito e acontecerá na próxima sexta-feira (16)
Mariane Chianezi -
Foto: Ilustrativa

O MPT (Ministério Público do Trabalho), o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) promovem, na próxima sexta-feira, 16 de setembro, o 1º Seminário “O papel dos sistemas de Justiça sul-mato-grossense no contexto da acessibilidade e inclusão”.

Conforme a organização, o seminário tem como objetivo discutir, por meio de palestras e debates, oportunidades de promoção do acesso e inclusão das pessoas com deficiência. O seminário integra a programação do em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

O evento será realizado no auditório do MPT-MS, em , a partir das 13h30, com transmissão online e gratuita para o público em geral, clicando aqui. Inscrições devem ser feitas pelo site da Judicial do TRT-MS, clicando aqui, somente até o dia do evento. Ao ser direcionado para esta página, basta clicar na opção “Não tenho cadastro” e prosseguir com a inscrição. 

Reprodução

O seminário

A palestra de abertura terá como tema “A fundamentalidade da acessibilidade na vida e no exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência”, e será apresentada pela vice-procuradora-geral do MPT e presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), Maria Aparecida Gugel, com mediação da procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho da instituição.

A partir das 15 horas, a programação segue com a palestra “Praticando a acessibilidade com eficiência e dignidade”, ministrada pela juíza Silvia Eliane Tedardi da Silva, e mediada pela juíza Denize de Barros Dodero.

Em seguida, terá início a palestra “A Política Nacional Judicial de atenção a pessoas em situação de rua e seus aspectos interseccionais no atendimento às pessoas com deficiência”. A palestrante será a juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule e a mediação será realizada pelo juiz do Trabalho Marcio Thibau.

A abertura do evento contará com uma participação especial da banda da Associação Juliano Varela, entidade sem fins lucrativos que há quase 30 anos promove programas para o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, Espectro Autista e Microcefalia, por meio de atendimento médico, ações de inclusão social e educacionais.

Programação

As ações do MPT-MS alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência do MPT-MS seguem no dia 20 de setembro, quando terá início a edição 2022 do Reconecta, evento realizado anualmente e simultaneamente pelo MPT em todos os estados com o intuito de ampliar o debate sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, bem como incentivar o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) pelas empresas e divulgar as vagas disponíveis para PCDs.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal TVMPT. A programação de Mato Grosso do Sul começa às 15 horas (horário local). Um painel de debates, conduzido pela procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, que coordena a área de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, apresentará experiências positivas de empresas e iniciativas locais que valorizam a diversidade e a capacidade individual de cada profissional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com debandada e presidência temporária, Lia e Caravina se unem por chapa no PSDB

Empreiteira alvo de operação foi contratada para asfaltar bairro onde mora prefeito de Terenos

‘Freira demoníaca’ de Invocação do Mal é barrada em shopping no PI: ‘Humilhada’

‘Avaliação profunda’: Comitê da Sesau inicia diagnóstico para reestruturar saúde da Capital

Notícias mais lidas agora

Empreiteira alvo de operação foi contratada para asfaltar bairro onde mora prefeito de Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Sequestro de ex-vice presidente do Paraguai completa 5 anos e família cobra governo

Últimas Notícias

Política

Relatório da CPI vai pedir indiciamento de diretoria do Consórcio Guaicurus

Previsão é que relatório seja divulgado pela Câmara de Vereadores na próxima sexta-feira (12) com todas as irregularidades encontradas

Mundo

Israel diz que ataque contra Hamas no Catar foi ‘totalmente independente’ de outros países

Imprensa israelense informou que exército teria recebido 'aval' de Donal Trump para realizar ataque

Cotidiano

Pegando carona? Sucuris são flagradas enroladas em flutuante no Pantanal de Coxim

Proprietária do flutuante conta que não se assusta mais e já está acostumada com a aparição das serpentes gigantes.

Brasil

Brasil abre mercado para produto agropecuário na Argentina e no Paraguai

Novas aberturas fortalecem a integração comercial dos principais parceiros no âmbito do Mercosul