Pular para o conteúdo
Cotidiano

“Segurança e transparência”, diz Moraes sobre eleições em pronunciamento sobre Eleições 2022

Ministro agradeceu trabalho de 1,8 milhão mesários que vão servir nas Eleições 2022
Karina Campos -
Moraes
Moraes em pronunciamento (Foto: Reprodução)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento, na noite de sábado (1°), nas redes oficiais, televisão e rádio, para garantir a segurança e transparência nas Eleições Gerais de 2022. O dia de votação encerra às 17h, horário de Mato Grosso do Sul.

“Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, porém, a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência, graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável de nossas urnas eletrônicas. Isso sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional”, disse.

O ministro reforçou que o trabalho para acontecer neste período soma conjunto com os 27 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) do Brasil, o que simboliza o respeito à como o único regime político que deve ser exercido pelo bem do povo para garantir o crescimento e o fortalecimento da República brasileira.

“A democracia é uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade, na paz, no desenvolvimento, na dignidade da pessoa humana, no pleno emprego, no fim da fome, na redução das desigualdades, na prevalência da educação e na garantia da saúde de todos os brasileiros e brasileiras”, declarou.

Moraes ainda agradeceu aos mais de 5,2 mil juízes e promotores, 22 mil servidores e 1,8 milhão mesários, a quem definiu como legítimos “agentes da cidadania”. “Para que haja a verdadeira democracia, há a necessidade de plena liberdade e segurança no exercício do direito de voto de cada eleitora e eleitor brasileiros”, disse.

O pronunciamento ressalta que não será permitido o uso de celulares nas cabines eleitorais. Os aparelhos deverão ser colocados em bandejas próprias, da mesma forma como ocorre em aeroportos e bancos, para evitar qualquer risco de violência e desrespeito ao sigilo do voto. Também está proibido o porte de arma em um raio de 100 metros de todas as seções eleitorais, bem como o transporte e a posse de armas pelos colecionadores, caçadores e atiradores. A decisão foi tomada pelo Plenário do TSE. O objetivo é garantir a necessária segurança da eleitora, do eleitor, dos servidores e dos mesários.

“A segurança e a liberdade do voto serão efetivadas tanto com a observância do absoluto sigilo do voto, que é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas, quanto pelo respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política, afastando qualquer possibilidade de violência ou de coação e pressão por grupos políticos ou econômicos”, ressaltou Moraes.

Festa da democracia

“A reafirma seu papel de instrumento constitucional para o exercício seguro e transparente das escolhas democráticas realizadas pelas brasileiras e pelos brasileiros, em respeito à soberana vontade popular, valor estruturante, essencial e imprescindível na construção e fortalecimento de uma democracia estável, justa, igualitária e solidária, que é a democracia que todos nós queremos para o Brasil”, ressaltou o presidente do TSE.

156 milhões de brasileiros aptos a votar

Neste domingo (2), mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão às urnas votar para presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais. Pela primeira vez, a votação ocorrerá em todo o Brasil das 8h às 17h, conforme o horário de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"