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Cotidiano

Com crise, Dia da Mulher não anima e 32% não devem presentear em Campo Grande

Conforme pesquisa, pelo menos 50% dos consumidores pretendem presentear alguém nesta data comemorativa
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De acordo com pesquisa
De acordo com pesquisa

O Municipal realizou pesquisa de intenção de compra na Capital, entre os dias 1º e 3 de março, devido à aproximação do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado amanhã (8). 

A pesquisa foi realizada no Shopping , e na região central da cidade. Cerca de 200 consumidores, acima de 18 anos, foram entrevistados por meio de um questionário de 10 questões de múltipla escolha. Algumas questões tiveram só duas respostas.

Dessa forma, foi concluído que pelo menos 50% dos entrevistados querem presentear alguém neste dia, 32% não pretendem dar presentes e 18% ainda não tomaram uma decisão.

Dentro da parcela de pessoas presenteadas estão: 43% mãe, 24% esposa ou namorada, 6% avós e 27% outras. Em relação ao presente, itens de perfumaria e cosmético se destacam com 20% de intenção. Em seguida, roupas ficam com 17% e acessórios com 13%. Já 11% dos entrevistados pretendem comprar chocolate, 9% flores, 7% cesta de café da manhã e 3% serviços de beleza.

Por conta da pandemia, os preços em todos os setores do mercado saltaram. Sobre o aumento, 85% dos entrevistados confirmam que os preços dos presentes estão mais altos, se comparados ao ano passado. Cerca de 13% dos consumidores afirmam que o preço permanece o mesmo e 2% afirmam que não houve alterações. 

Sendo assim, 46% relatam que esperam gastar de R$ 100,00 a R$ 200,00; 38% pretendem menos de R$ 100,00; 12% de R$ 200,00 a R$ 500,00 e 4% consideram gastar acima de R$ 500,00.

Em relação ao local de compra, 35% das pessoas vão ao Shopping Center para comprar seus presentes, 21% pretendem ir ao comércio popular, 17% em lojas de rua ou bairro, 15% pela internet, 8% ainda não decidiu e 4% se programam para comprar de revendedores de cosméticos como Natura e Avon, por exemplo.

Antes de fazer uma boa compra, é importante pesquisar o produto e as promoções. No entanto, apenas 69% dos entrevistados fazem pesquisa de mercado, 18% escolhem não analisar e 13% ainda não sabem.

Acerca disso, o Subsecretário do Procon Municipal, Cleiton Thiago, orienta que “antes de ir às compras analise a sua saúde financeira, caso você tenha a possibilidade de fazer o pagamento à vista, opte por ele para que o seu financeiro não fique prejudicado com parcelas futuras”. 

Sobre o pagamento, 66% das pessoas consultadas decidiram fazer a compra à vista e 34% parcelado. No caso de pagamento parcelado, 88% dão preferência ao cartão de crédito, 8% nota promissória, 3% boleto e 1% crediário. 

Para a escolha do produto, 30% dos consumidores são influenciados pelo preço, 23% pelo atendimento, 22% promoção, 21% diversidade de opções e 4% pelo ponto de venda.

Em relação a 2021, a intenção de compra de presentes no subiu em 25% em 2022.

Contudo, o índice de pessoas que vão presentear a esposa ou namorada era de 49% e este ano caiu para 24%. Em contrapartida, o número de pessoas que vai presentear a mãe aumentou de 30 para 43%.

Outro fator importante é do valor a ser gasto com o presente. Em 2021, 65% das pessoas pretendiam desembolsar menos de R$ 100,00; esse ano esse índice caiu para 38% e, o valor entre R$ 100,00 e R$ 200,00 teve aumento de 119%. Além disso, outra variação foi de 20% para valores entre R$ 200,00 a R$ 500,00.

Após as orientações de compra ofertadas pelo Procon, o número de entrevistados que realizarão pesquisa de mercado aumentou em 15%. Apesar do aumento no valor a ser gasto com o presente, o consumidor está mais cauteloso e atento ao aumento da inflação, o cuidado faz com que 66% dos consumidores prefiram realizar o pagamento à vista.

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