Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeiro lote de vacina contra Covid para bebês chega a Campo Grande nesta sexta-feira

De acordo com o Governo do Estado, poderão se vacinar crianças com comorbidades de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias. Doses vão para todo o MS
Nathália Rabelo -
Vacinação infantil
Vacinação infantil (Foto: Ilustrativa)

O avião com o primeiro lote da vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade e com comorbidades pousou recentemente em , nesta sexta-feira (11). Aeronave chegou às 7h15 com 15 mil doses do imunizante, que serão enviadas a todo o .

De acordo com o Governo do Estado, poderão se vacinar crianças com comorbidades de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias.

Os municípios poderão fazer a retirada na CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica). Estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária em Mato Grosso do Sul, com ou sem comorbidades, seja de 105.998, sendo 20.654 de seis meses a 11 meses; 41.308 de um ano; e 44.036 de dois anos.

A Pfizer Baby é indicada para crianças com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, e Cirrose hepática. É necessário fazer a comprovação da condição de saúde da criança na sala de vacinação.

Vacina é segura para crianças

No dia 16 de setembro deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre seis meses e quatro anos de idade.

Para esta avaliação, o órgão contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para crianças entre seis meses e dois anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades.

Há mais de um mês, em 6 de outubro, o governo estadual fez uma solicitação ao para Mato Grosso do Sul receber mais doses da vacina. O Estado possui, atualmente, 77.271 mil crianças com idades entre 3 e 4 anos.

Em matéria publicada em abril deste ano, o Instituto Butantan explicou que a vacina da Coronavac aplicada em crianças e adultos têm a mesma fórmula.

Covid está controlada em MS

A mais nova variante da Covid-19, a BQ.1, já foi confirmada em 65 países, inclusive no . No entanto, Mato Grosso do Sul não tem registro de casos da cepa e segue com a doença controlada no Estado.

A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de MS). Órgão informou por meio de nota que tem realizado regularmente o sequenciamento genômico de variantes existentes no Estado. Dos testes realizados, nenhum apontou a nova cepa.

A SES/MS realizou na semana passada a análise de 69 amostras e nenhuma foi positiva para a Variante Ômicron BQ.1. A SES destaca a importância da população estar em dia com o esquema vacinal contra a Covid-19 que se compõe de quatro doses até 35 anos de idade”, disse.

Com a chegada do fim de ano, momento em que aumenta a circulação e aglomeração de pessoas, a infectologista Mariana Croda ressalta a importância de medidas individuais para controlar a disseminação do vírus.

“Cada um vai ter que fazer suas medidas individuais, como evitar aglomeração, realizar vacinação e estar em dia com o esquema de imunização”, completa a infectologista.

A Abrafarma também confirma a baixa incidência de casos positivos em todo o Mato Grosso do Sul. Afinal, foram notificados 1.590 casos positivos, equivalente a 18,20% em janeiro de 2021. Em outubro deste ano, até o dia 23, o número caiu para 10 casos positivos, representando 5,99%.

“No Mato Grosso do Sul, por enquanto não está se refletindo o que começou a acontecer no restante do Brasil”, informou a instituição.

Quem pode se vacinar

vacina contra a covid-19 continua a ser aplicada em Campo Grande. Segundo cronograma divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mais de 40 locais aplicam as doses nesta sexta-feira (11) e o atendimento será das 7h30 às 16h45.

A 4ª dose do imunizante está disponível para pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imonucomprometidos com 18 anos ou mais. Confira o calendário completo de vacinação:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cachorro é encontrado morto e tutor preso em flagrante no Centro de Campo Grande

Idosa é atropelada por carro ao atravessar a rua na Vila Bandeirantes

Pacientes lotam UPA Coronel Antonino, com fila até para o lado de fora

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Acusado de matar Alex golpeado com pedaços de concreto é condenado a 13 anos de prisão

Últimas Notícias

Política

Lideranças políticas de MS participam da Marcha dos Prefeitos

Evento em Brasília discute melhorias para os municípios

Cotidiano

Com 259 casos confirmados em Campo Grande, distrito de Anhanduí enfrenta epidemia de dengue

Informação foi confirmada pela Sesau, após força tarefa na região para combater o mosquito

Política

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Grupo teria recebido R$ 20 milhões, valor que chamou atenção em investigação informal

Famosos

Paula Fernandes revela que não sabia sobre ser ‘cancelada’: “Nunca entendi”

Cantora disse que nunca entendeu o que as pessoas tinham contra sua pessoa