A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica deste sábado (10), em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande. Apenas duas unidades contam com atendimento pediátrico pela manhã.

Conforme a escala, estão disponíveis na UPA Coronel Antonino e Almeida durante a manhã e no período vespertino atendimento médico infantil, sendo 9 e 8 distribuídos entre os turno. Para atendimento adulto estão disponíveis 48 médicos clínico geral e 49 durante à tarde. Já no período noturno, são 51 destinados para clínico geral e 20 para atendimento infantil.

É importante lembrar que o atendimento nas unidades de urgência e emergência, UPAs e CRSs, se dá por classificação de risco e não por ordem de chegada. O tempo de espera vai depender da gravidade de cada paciente. Todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar que é de até 4h para casos classificados como azul ou verde, ou seja, de menor risco.

Ainda que há pacientes em estado grave em observação na unidade que precisam passar por avaliação periódica da equipe médica e de enfermagem o que, por sua vez, limita o fluxo de atendimento dos demais pacientes. Outro ponto a ser considerado é que mais de 60% dos casos que são atendidos nas UPAs e CRSs poderiam ser resolvidos na Atenção Primária, como troca de receitas e consultas ambulatoriais.

Confira a escala:

escala