Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2023 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) podem ser feitos até a próxima sexta-feira (23). O processo seletivo oferta 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A seleção é destinada para os campus em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Os cursos ofertados no próximo ano são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração.

São elegíveis para a gratuidade na taxa de inscrição os candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9° ano do ensino fundamental em escola pública, como declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola. 

O candidato também poderá apresentar o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).  

Para solicitar a isenção, no ato da inscrição na Página do Candidato, no campo “Escolha a forma de inscrição”, deve-se optar por “Isento”.

Será preciso realizar o upload do comprovante no próprio sistema de inscrição, sendo permitido um arquivo, nos formatos PDF, JPG ou PNG. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato precisará pagar a taxa de R$ 20 para participar do exame de seleção

As inscrições para o processo seletivo seguem até 5 de outubro e devem ser feitas na Página do Candidato.

Os alunos sem acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar inscrição, conforme os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.