Pular para o conteúdo
Cotidiano

Praga tóxica de grande risco é detectada em plantação de soja de Naviraí

Detecção foi feita pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que alerta sobre a necessidade de notificação imediata
Nathália Rabelo -
Amaranthus palmeri
Amaranthus palmeri (Foto: Reprodução/Embrapa)

A praga Amaranthus palmeri, também conhecida como caruru palmeri ou caruru gigante, foi detectada em propriedade rural com cultivo de em , no distrito de Porto Caiuá. Detecção foi feita pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que alerta a necessidade de notificação imediata a qualquer suspeita de ocorrência de praga às autoridades fitossanitárias locais.

Assim, a confirmação foi obtida por meio de técnica molecular (sequenciamento genético), realizada pelo Laboratório Federal de Defesa de Goiânia (LFDA-GO), em amostras coletadas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul ().

Conforme informações das autoridades, trata-se de uma planta daninha exótica de crescimento rápido e extremamente agressiva. Além disso, ela pode ser tóxica, especialmente quando ingerida por animais de rebanho. Dessa forma, planta está no topo do Mapa de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil, com risco potencial de reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em aproximadamente 80% a 90%, além da possibilidade de cruzamento com outras espécies do gênero, inclusive com transferência de genes de resistência aos herbicidas.

Medidas estratégicas

A Iagro informa ainda que tem adotado medidas de introdução e a dispersão para controlar a praga, bem como ações de prevenção para que não ocorram novos casos.

Os produtores também devem adotar medidas fitossanitárias para o controle da praga, como monitoramento quinzenal nos cultivos agrícolas; restringir o trânsito de maquinários (caminhões, implementos e colhedora) de fora da propriedade rural; em talhões infestados promover a desinfestação do maquinário agrícola na propriedade rural, antes de utilização em outra área sem a ocorrência da praga; e em caso de presença de plantas de caruru com resistência a herbicidas, ensacar a planta antes do arranque e promover a incineração do material vegetal.

O Mapa alerta que devido ao seu potencial de disseminação e de danos às culturas, é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga às autoridades fitossanitárias locais, como Iagro ou SFA-MS, para evitar a dispersão da praga, bem como restringir os impactos diretos e indiretos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

VÍDEO: Bombeiros combatem grande incêndio ao lado de condomínio no Jardim Veraneio

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

Últimas Notícias

Esportes

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Permitiu o empate por 2 a 2 na ida das quartas

Polícia

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

A vítima morreu no local

Esportes

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

Técnico Davide Ancelotti já vinha sendo contestado no cargo

Polícia

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

O veículo estava próximo a uma unidade da própria empresa