Seca afeta cadeia produtiva e Governo de MS decreta situação de emergência
Governo explica que medida irá amparar produtores do Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul irá decretar situação de emergência por conta da estiagem que atingiu os 79 municípios do Estado nas últimas semanas. A medida pretende amparar o setor produtivo, visto que a previsão é de pouca chuva para este primeiro trimestre de 2022.
O decreto, que deverá ser publicado em Diário Oficial na terça-feira (4), foi anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja em coletiva realizada nesta segunda-feira (3). De acordo com Azambuja, o decreto ajudará os produtores a acionar seguros e ampliar dívidas.
O governador ainda ressaltou que participará de uma reunião na tarde de hoje com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para falar sobre o assunto. Também presente na reunião, o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, comentou que a estiagem e o decreto afetarão toda a cadeira produtora.
“Não somente os produtores de grãos, suínos e aves, mas também os pecuaristas porque não tem pasto por conta da seca”, explicou Bertoni. O presidente da Famasul ainda usou como exemplo a situação vivenciada em Vicentina, onde suinocultores estão utilizando caminhões pipa para conseguir água.
O presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), André Dobachi, explicou que o produtor contou com a chuva registrada em setembro, que causou recorde no período de semeadura e hoje os produtores contam com 100% da safra já plantada e o impacto do atual cenário só será sentido nas próximas semanas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Naiara Azevedo esclarece ‘rivalidade’ com Maiara e Maraisa: “Não fui eu”
Após rumores, Naiara Azevedo botou a boca no trombone e se pronunciou sobre a suposta rixa entre ela e a dupla Maiara e Maraisa; entenda
Habitação: 185 casas populares são entregues em Aquidauana nesta sexta-feira
Entregas ocorrem no Jardim Pantanal
Polícia Civil pode intimar pelo WhatsApp a partir desta sexta-feira em MS
Autorização consta em edição do Diário Oficial do Estado
Em MS 3,4 mil contribuintes receberão lote residual do Imposto de Renda; saiba como consultar
A consulta do 2° lote residual da Restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (22)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.