Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polo da UEMS nas Moreninhas oferecerá graduação em História e Administração Pública  

Doutora em história, Marinete Zacharias Rodrigues detalhou as possiblidades de mercado para os acadêmicos de história, o motivo da abertura e a importância da graduação para os dias atuais
Ranziel Oliveira -
Fachada da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva em Campo Grande (Foto: Divulgação / SED / Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) contará com um novo polo formação, Em , a partir de 2023. O polo das Moreninhas funcionará na Estadual Waldemir Barros da Silva, na rua Palmacia, ofertando os curso de Administração Pública e História no período noturno.

Conforme a pós doutora em história e coordenadora do curso de graduação e mestrado em história da UEMS, Marinete Zacharias Rodrigues, a medida vem para atender uma demanda da região.

“Durante o dia a escola oferece o ensino médio em tempo integral, e a noite a escola fica ociosa. O governo do Estado fez um convênio com a UEMS e os cursos serão oferecidos a noite. Há uma demanda de cursos de graduação para aquela região. Fica muito difícil para os alunos saírem das moreninha e cruzarem a cidade e toda em direção a unidade que fica na saída par , eles acabam chegando em casa muito tarde e são quase todos trabalhadores, é muito difícil ter um aluno do noturno que não seja trabalhador”, explicou.

Marinete Zacharias Rodrigues, profissionais da Waldemir Barros e UEMS durante visita técnica na unidade (Foto: Marinete Zacharias Rodrigues / Arquivo Pessoal)

Em tempos de polarização, a professora também trouxe a importância de uma graduação em história par aos dias atuais.“Precisamos estar atentos as demanda da sociedade e hoje mais do que qualquer época, precisamos de mais jovens conscientes dos processos históricos do Brasil. Haja vista esse processo eleitoral, precisamos conhecer a política do passado para entender como chegamos até aqui e dessa forma. Além disso, vai verticalizar a formação em Campo Grande, que já oferece mestrado em história e existe a proposta de abrir um doutorado”, explicou.

Em relação as oportunidades do em história, Marinete enxerga uma lista de possiblidades com a regulamentação da profissão.  “O profissional formado em história pode trabalhar em museus, arquivos público e privados, pesquisa de campo, não fica só restrito em salas de aula. No âmbito do turismo histórico por exemplo: Um turista que visita a região da retirada da laguna, quem melhor que um historiador para acompanhar a visitar e contar como foi o processo de toda a retirada da laguna junto com a instrumentalização de um turismólogo”, explicou ela.

Como ingressar no polo Moreninhas

Através do vestibular, a UEMS oferta para os curso de Administração Pública 18 vagas, e 20 vagas para História, no polo das Moreninhas, que funcionará na Escola Estadual Escola Estadual Waldemir Barros da Silva.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, até 24 de novembro de 2022 (horário de MS), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org.

Clique aqui e confira o edital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após andar em montanha-russa de parque de diversões inaugurado este ano nos EUA

Juventude AG e ASAS Água Clara se enfrentam em confronto decisivo pelo Estadual de Futsal

Acusado de matar colega na Avenida dos Cafezais é condenado a 17 anos de prisão

Trump defende que emissoras de TV percam licença por criticá-lo

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que virá a Campo Grande, busca retomar liderança do Campeonato Mineiro hoje

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Caso aprovada, intervenção ao Consórcio Guaicurus pode durar até 210 dias

Últimas Notícias

Transparência

Justiça mantém prisão de coordenador da Agraer por desvios de R$ 15 milhões em Terenos

Valdecir Batista Alves atuou como secretário de desenvolvimento econômico no início da gestão de Henrique Budke (PSDB)

Cotidiano

Com 871 vagas disponíveis, UEMS abre inscrições para Processo Seletivo Vestibular 2026

Período de inscrições tem início nesta sexta-feira (19) e segue até 6 de novembro

Política

Manifestação contra PEC da Blindagem acontece em Campo Grande no domingo

Convite ao manifesto destaca que 'o Congresso virou as costas para o povo'

Brasil

Mulheres são mais afetadas por síndromes das pernas inquietas

Origem da doença pode estar associada a várias condições médicas, como diabetes e doenças neurológicas