Pular para o conteúdo
Cotidiano

Placa preta Mercosul: Contran regulamenta e vistorias podem ter preço aumentado em MS

Famosa placa preta, que identifica os carros com no mínimo 30 anos de fabricação, poderá voltar a ser utilizada no Brasil
Wendy Tonhati -
Evento de lançamento do novo modelo de placa preta no Paraná.

Os colecionadores de carros antigos podem ficar felizes. A famosa placa preta, que identifica os carros com no mínimo 30 anos de fabricação, poderá voltar a ser utilizada no Brasil, agora no padrão Mercosul. A placa preta existe desde 1998 e havia se tornado objeto de desejo dos colecionadores de veículos antigos, porém com a adoção da placa no padrão Mercosul, a placa preta parou de valer, deixando os colecionadores frustrados e os carros antigos com a placa na cor cinza, padrão Mercosul comum. 

De acordo com o Detran-MS (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul), em são registrados 194 veículos na categoria ‘colecionador’ e 121 no interior do Estado. A volta da placa preta está em debate desde 2016 e depois de muita reclamação, os e colecionadores de carros antigos obtiveram recentemente uma vitória.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou a placa preta, agora, seguindo o padrão da placa Mercosul. A resolução, de número 957/2022, passou a valer no dia 1° de junho para carros com 30 anos ou mais de fabricação. Para ter direito à placa preta, além de mais de 30 anos, o veículo terá um atestado chamado de Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL), que terá QR Code e validade de cinco anos. 

A resolução também estabelece regras rígidas para os clubes que serão responsáveis por vistoriar os veículos que pleiteiam a placa preta. Em Campo Grande, a expectativa é de aumento nas vistorias para certificação de que o veículo é um objeto de colecionador.

Cesar Leandro representa o Na Veia Car Club, clube de de , que tem vistoriadores credenciados em várias cidades do Brasil. No ano passado, ele conta que fez apenas quatro vistorias, pois os colecionadores deixaram de procurar o serviço. Com a mudança e possibilidade da placa preta, as vistorias devem aumentar, com mais colecionadores procurando a mudança para a placa preta. 

“Há uma mística da placa preta no carro antigo. A placa preta é um carro acima da média. Não é um carro velho, é um carro antigo”, comentou. “Eu represento um clube de Belo Horizonte, que tem vistoriadores credenciados em várias cidades do Brasil, visto que é proibido a certificação via digital. Só pode ser feita de forma presencial, embora alguns clubes vendam certificação pela Internet apenas com as fotos e dados fornecidos pelos proprietários”, alerta Cesar Leandro.

O modelo de coleção é classificado como ‘original’ ao atingir 80 pontos ou mais (em um total de 100 pontos) preservando “características de fabricação quanto à mecânica, carroceria, suspensão, aparência visual e estado de conservação, equipamentos de segurança, características de emissão de gases poluentes, ruído e demais itens condizentes com a tecnologia e cultura empregada à época de sua fabricação”, conforme descreve a resolução. Essas são as características avaliadas por uma entidade credenciada.

Os veículos de coleção são classificados em modificados, quando o veículo sofreu modificações, realizadas de acordo com regulamentação do e procedimentos estabelecidos pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.

Leia a resolução Contran Nº 957, de 17 de Maio de 2022

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

General Alcides Faria Júnior sucede Luiz Baganha e assume o Comando Militar do Oeste

Professora é investigada por agredir bebê de 1 ano e meio em escola particular no RS

MPMS deixa sistema de consulta a procedimentos fora do ar para ‘manutenção’

Pousos e decolagens despertam sonhos e encantam moradores do Serradinho

Notícias mais lidas agora

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves vem a Mato Grosso do Sul em setembro

Últimas Notícias

Trânsito

A caminho de ocorrência, viatura da PM colide em Ford Ka que tomba no Carandá Bosque

A colisão ocorreu em uma rotatória 'famosa' do Carandá Bosque

Cotidiano

Reencontro de mãe e recém-nascido após longa internação emociona equipe do hospital

Após o parto, ambos foram internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ficaram separados por três meses

Le Blog Maria Antonia

Taylor Swift ostenta relógio Cartier de R$ 1 milhão em dia especial

Enquanto o mundo comenta o anel de diamantes milionário que Travis Kelce preparou para pedir a cantora em casamento, outro detalhe não passou despercebido: o relógio Cartier usado por Taylor na ocasião. A artista pop exibiu em seu pulso um Cartier Santos Demoiselle Médio em ouro amarelo com diamantes, uma joia clássica e atemporal da … Continued

Brasil

Polícia e MP desmontam plano do PCC para executar promotor de Campinas

Duas pessoas foram presas e uma segue foragida