Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pegou covid-19 e vai fazer Enem? Confira o que fazer para pedir nova aplicação da prova

Participante que estiver com covid-19 e outras doenças infectocontagiosas poderá solicitar reaplicação da prova do Enem
Fábio Oruê -
itens cidades máscara enem
MS registra novas mortes por SRAG (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

A covid-19 continua circulando entre nós e aqueles candidatos que forem fazer o (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo (13), e pegaram alguma doença contagiosa têm direito a uma nova aplicação da prova.

Em caso de sintomas semelhantes aos da covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite a reaplicação.

Além disso, o participante que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, dentre elas a covid-19, poderá solicitar reaplicação na Página do Participante, neste link. O pedido deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de prova, que será em 20 de novembro.

No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante também deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante. A aprovação do laudo garantirá a participação na reaplicação, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Outras doenças

Além da Covid-19, as doenças listadas em edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Deverão ser anexados documentos comprobatórios legíveis que comprovem a doença, os quais devem conter:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do ou de órgão competente.

O Inep também ressalta que não é necessário apresentar o comprovante de vacinação de prevenção à covid-19 para realizar as provas do Enem 2022.

O uso da máscara é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020.

O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas.

Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água.

Enem 2022

No domingo, os estudantes vão precisam fazer, além da redação, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Neste primeiro dia de Enem em Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11h, com fechamento às 12h e as provas terão início às 12h30, com às 18h.

Em MS, são 43.590 se inscreveram no exame, sendo que em , 17.028 pessoas optaram pelo Enem impresso e outras 1.115 pelo digital, somando 18.143 inscritos.

Já no segundo dia de aplicação do Enem (20), a aplicação da prova começa no mesmo horário, mas será finalizada às 17h30. Nesta etapa, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

#Gabaritei

Para ajudar quem vai fazer a prova, o Jornal Midiamax vem publicando desde segunda-feira (7) uma série de dicas de professores especialistas no exame.

O #Gabaritei aborda diferentes temas que podem cair em todas as avaliações. O Jornal Midiamax convidou professores especialistas que gravam conteúdos no Estúdio Multimídia do jornal. Todo o conteúdo exclusivo das aulas é transmitido nas redes sociais, com um tema específico por dia.

Clique no tema para conferir a aula: HistóriaGeografiaLíngua PortuguesaLiteratura e Redação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Últimas Notícias

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que inicia na quarta-feira (16)

Esportes

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Yuri segue se recuperando de uma fratura na vértebra e pode voltar aos campos no próximo sábado

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações