A covid-19 continua circulando entre nós e aqueles candidatos que forem fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo (13), e pegaram alguma doença contagiosa têm direito a uma nova aplicação da prova.

Em caso de sintomas semelhantes aos da covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite a reaplicação.

Além disso, o participante que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, dentre elas a covid-19, poderá solicitar reaplicação na Página do Participante, neste link. O pedido deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de prova, que será em 20 de novembro.

No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante também deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante. A aprovação do laudo garantirá a participação na reaplicação, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Outras doenças

Além da Covid-19, as doenças listadas em edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Deverão ser anexados documentos comprobatórios legíveis que comprovem a doença, os quais devem conter:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.

O Inep também ressalta que não é necessário apresentar o comprovante de vacinação de prevenção à covid-19 para realizar as provas do Enem 2022.

O uso da máscara é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020.

O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas.

Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água.

Enem 2022

No domingo, os estudantes vão precisam fazer, além da redação, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Neste primeiro dia de Enem em Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11h, com fechamento às 12h e as provas terão início às 12h30, com término às 18h.

Em MS, são 43.590 se inscreveram no exame, sendo que em Campo Grande, 17.028 pessoas optaram pelo Enem impresso e outras 1.115 pelo digital, somando 18.143 inscritos.

Já no segundo dia de aplicação do Enem (20), a aplicação da prova começa no mesmo horário, mas será finalizada às 17h30. Nesta etapa, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

#Gabaritei

Para ajudar quem vai fazer a prova, o Jornal Midiamax vem publicando desde segunda-feira (7) uma série de dicas de professores especialistas no exame.

O #Gabaritei aborda diferentes temas que podem cair em todas as avaliações. O Jornal Midiamax convidou professores especialistas que gravam conteúdos no Estúdio Multimídia do jornal. Todo o conteúdo exclusivo das aulas é transmitido nas redes sociais, com um tema específico por dia.

Clique no tema para conferir a aula: HistóriaGeografiaLíngua PortuguesaLiteratura e Redação.