Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para combater varíola dos macacos, SES cria centro de operações de emergência em MS

MS tem 12 casos confirmados de Monkeypox, a varíola dos macacos
Mariane Chianezi -
Ferida formada pela varíola dos macacos. (Foto: Divulgação)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou a primeira reunião do Centro de Operações de Emergência para varíola dos macacos (COE – Monkeypox) onde apresentou o panorama sobre a situação epidemiológica da doença no Estado. O encontro aconteceu na Sala Situação, de forma virtual, com a participação de diversas instituições que integram o grupo. Atualmente, MS tem 12 casos confirmados de Monkeypox.

Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, este é o momento onde todos precisam unir forças para o enfrentamento da doença no Estado. “O Grupo Técnico criado para a Monkeypox (GTM) envolve diversos setores da saúde que tem acompanhado a pari passu toda a situação epidemiológica da doença no Estado. A instalação do COE – Monkeypox permite que toda a sociedade representada por meio destas instituições, participe de tomada de decisões importantes para este enfrentamento da doença”.

O assessor militar da SES, Coronel Marcello Fraiha, que ao lado da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, conduziram a reunião, destacou que este encontro serviu para alinhar as atribuições que competem ao COE, ações que possam subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde na adoção de medidas de combate ao Monkeypox.

“Nós tivemos a oportunidade de mostrar a eles, além do cenário epidemiológico tanto no mundo, quanto no e no , mostrar todas as ações que a Saúde já adotou até o momento: desde a criação da sala de situação, do grupo técnico da Monkeypox, das notas técnicas orientativas, Plano de Contingência que já temos publicados, assim como os treinamentos de manejo e condutas de enfrentamento à Monkeypox, biblioteca virtual, painel do cenário epidemiológico em nosso Estado”, pontua Fraiha.

O coronel ainda lembra que algumas entidades irão auxiliar na divulgação de mais treinamentos de manejo clínico de pacientes para todos os profissionais de saúde tenha a orientação devida para recepcionar qualquer paciente que possa ser apresentar como caso suspeito. “E assim, possam ser realizados os devidos encaminhamentos”, completa o assessor militar da SES.    

Conforme a Resolução Nº 89/SES/MS, publicada no Diário Oficial do Estado, participam do COE – Monkeypox: Conselho Estadual de Saúde (CES); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS); Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/MS); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS); Federal da Grande (UFGD); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Distrito Sanitário Especial (DSEI).

COE – Monkeypox

Tem como objetivo promover resposta coordenada por meio da articulação e integração dos atores envolvidos com o tema, cuja estrutura organizacional subsidiará a tomada de decisão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio de análise de dados e informações, possibilitando assim, a definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual.

*com informações: assessoria

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Operação em roças clandestinas da fronteira com MS elimina 63 toneladas de maconha

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Neblina em Campo Grande

Frente fria avança e prédios ‘somem’ em meio a neblina de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA

MidiaMAIS

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Voluntários buscam quebrar inseguranças com a doação que salva vidas

Política

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e passará por análise da CCJR