Com a participação de mais de 600 fiéis e também de políticos da cidade, como o prefeito Alan Guedes (PP) e o vice-governador eleito José Carlos Barbosa, o deputado Barbosinha, aconteceu no último sábado (10) a ordenação episcopal do monsenhor Otair Nicoletti.

Nicoletti ocupava o cargo de vigário geral da Diocese de Dourados e diretor espiritual do CEIA Dom Alberto. Ele ficará responsável pela diocese de Coxim, no entanto, conforme a normas canônicas, ele só tomará posse em fevereiro.

Ele foi nomeado pelo Papa Francisco em 19 de outubro deste ano, após o pedido de renúncia apresentado por dom Antonino Migliore da pastoral da diocese de Coxim. Segundo o prefeito Alan Guedes, que acompanha o trabalho pastoral recém-ordenado bispo, Nicoletti deixa um legado de bons serviços prestados na cidade.

Nascido em 6 de abril de 1962, em Fernandópolis (SP), padre Otair Nicoletti fez licenciatura em Filosofia nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) e possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II (ITEO) e pela UniCesumar de Maringá (PR). Sua ordenação presbiteral se deu no dia 18 de junho de 1994.

Entre suas funções, já exerceu as de vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Ivinhema (MS), em 1994; pároco na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ponta Porã (MS), em 1995; reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Dourados (MS), em 1996.

Também foi membro do conselho diocesano de Assuntos Econômicos da diocese de Dourados, no episcopado de dom Redovino Rizzardo, em 2002; de 2003 a 2017, foi cofundador, presidente por dois mandatos e membro atuante da Cáritas de Dourados. Desde 2015, é assessor diocesano das Campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização.

Em 2016, tornou-se novamente membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da diocese. Em 2017 passou a ser exorcista diocesano. Em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesano da Legião de Maria. E, neste ano, assumiu a função de coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.