Obrigatório, recomendado e liberado: confira novo sistema para uso de máscara em Campo Grande
Decreto que será publicado na segunda-feira irá detalhar as novas regras de biossegurança
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir da semana que vem, Campo Grande adotará novo sistema para definir o uso de máscaras no município, que terá três classificações: obrigatório, recomendado e liberado. A nova medida foi anunciada no início da noite desta quarta-feira (9).
Conforme adiantado pelo secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, decreto que será publicado na próxima segunda-feira (14) irá detalhar a regra para cada tipo de estabelecimento. Em parques, por exemplo, será liberação total, já em ônibus e escolas, o uso continua obrigatório e, em restaurantes e lanchonetes, o uso será apenas recomendado. Será “de acordo com a situação de cada local”, pontuou.
No caso de restaurantes, o secretário afirmou que “não faz sentido” manter a obrigatoriedade, sendo que os frequentadores tiram os protetores para comer.
Porém, ainda serão definidos outros detalhes de biossegurança como limite de lotação nos estabelecimentos e uso de luvas em self-service, por exemplo. Para definir as novas regras, o município vai levar em consideração dados técnicos e posicionamentos debatidos durante reunião nesta quarta-feira (9), que teve participação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Guarda Municipal, MPMS (Ministério Público de MS), Defensoria Pública e entidades como CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).
Conforme o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), “Não é simplesmente liberar o uso da máscara da noite para o dia. Qual a garantia que a gente tem? Em ambientes fechados, ainda há necessidade, em transporte público, ainda há necessidade.”
O MPMS se posicionou contra a liberação da obrigatoriedade do equipamento em locais fechados. O voto do órgão foi para que a transição ocorra progressivamente.
Já o presidente da CDL, Adelaido Vila, destacou que a reunião foi ‘acalorada’ e que chegaram a conclusão de que o setor produtivo pede a desobrigação do uso das máscaras. “Está na hora da transição, de evoluirmos e devolvermos ao cidadão a sua responsabilidade”, pontuou.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Matrículas abertas para 7 mil vagas na educação infantil da rede municipal de Campo Grande
Os alunos novos devem ser matriculados pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br
SED-MS investe mais de R$ 8,7 milhões na aquisição de kits escolares
Contrato foi publicado na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS
Organizações ambientais enviam carta à Unesco pedindo ajuda para o Pantanal após seca histórica
Texto de 10 páginas foi escrito por pesquisadores
Após queda de energia, vacinas esquentam e imunização na UBSF do Pedrossian é suspensa
A orientação é que os moradores da região se dirijam à USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.