Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não é Fake: Fiocruz está ligando para campo-grandense e marcando visitas para estudo sobre vacinas da Covid

Fiocruz está testando a eficácia da dose fracionada de reforço em Campo Grande
Fábio Oruê -
fiocruz projeto campo grande
Campo-grandense desconfiou de contato, mas ônibus do projeto está no Noroeste (Foto: Fala Povo/ Midiamax e Divulgação)

A regional da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Mato Grosso do Sul está desenvolvendo um projeto para estudar a dose fracionada de reforço para a , em . A pesquisa utiliza voluntários que não tomaram a 3ª dose.

Campo-grandenses relatam que receberam ligações da Fundação, com a oferta do estudo, mas desconfiaram do intuito quando a equipe técnica tentou agendar uma na residência.

Porém, essa é a metodologia do projeto FraCT-CoV. O método consiste em ligar para as pessoas que tomaram somente as duas doses das vacinas da , Coronavac e Pfizer, há pelo menos 6 meses.

Conforme o pesquisador que encabeça o projeto, o infectologista Júlio Croda, o grupo que trabalha no projeto da Fiocruz entra em contato com os possíveis voluntários e marca uma visita na residência para que a pessoa não precise se deslocar para nenhum lugar.

“Convidamos para participar do projeto. Ligamos para quem recebeu 2 doses e oferecemos para participar do projeto. A dose fracionada é das vacinas que já são utilizadas na rotina”, esclareceu ele ao Jornal Midiamax.

São seis telefonistas que atuam na pesquisa, fazendo esse tipo de contato, em Campo Grande. “O estudo busca verificar se as doses fracionadas possuem a mesma cobertura vacinal que uma dose cheia e gere menos efeitos colaterais que as doses inteiras causam, como por exemplo, dor de cabeça e dor no corpo”, explicou uma das integrantes do grupo, Dyenyffer Stéffany dos Santos.

Feito em Campo Grande

O projeto está atualmente atuando no Noroeste, mas vai percorrer as demais regiões de Campo Grande. Atualmente, um ônibus de apoio está estacionado ao lado do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Hércules Mandetta, na Rua Barbacena, entre as ruas Piraputanga e Indianápolis.

Conforme a coordenadora do projeto, Patrícia Vieira, a Fiocruz vai até os bairro onde a cobertura vacinal da dose de reforço está baixa.

“Um ônibus de apoio fica ao lado da unidade de saúde do bairro em questão, onde fica a equipe médica e de farmácia. Se as pessoas que se interessarem podem se direcionar até o ônibus”, disse à reportagem.

Segundo Patrícia, não há prazo para as equipes ficarem nos bairros, já que depende da demanda de interessados. O grupo está identificado com camiseta do FraCT-CoV.

Como é a pesquisa da Fiocruz?

No projeto, os voluntários receberão uma dose de reforço completa ou fracionada das vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac e serão acompanhados pela equipe da pesquisa por 6 meses a partir da dose de reforço.

O estudo é da Fiocruz Mato Grosso do Sul em parceria com o Sabin Vaccine Institute, Universidade Aga Khan e Universidade Stanford.

Podem participar pessoas de 18 a 60 anos que ainda não tomaram a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e tenham recebido a 1ª e 2ª doses há pelo menos 6 meses.

Serão realizadas coletas de sangue no momento inicial, aos 28 dias, aos 3 e aos 6 meses, para medir a quantidade de anticorpos formados, com o objetivo final da Fiocruz é identificar se as doses fracionadas conferem uma resposta imune similar quando comparadas às doses completas da vacina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta

Google notifica polícia de armazenamento de pornografia infantil e homem é preso em MS

UE decide pausar contramedidas a tarifas dos EUA por 90 dias

Homem tenta esfaquear filha e é agredido a pauladas pelo genro em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

humap golpe

Hospital Universitário oferece atendimentos gratuitos em comemoração aos 50 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

Casa sustentável é inaugurada na Expogrande, como vitrine de boas práticas do agronegócio

Construção será iniciada já no segundo trimestre deste ano e funcionará como escritório e vitrine de boas práticas

Trânsito

Álcool e direção: Em 2024, 2 mil motoristas foram flagrados embriagados ao volante nas rodovias de MS

Em 2024, nas rodovias federais, 520 foram autuados em flagrante por embriaguez ao volante

Famosos

Lembra dele? Mickey Rourke surge irreconhecível no Big Brother britânico

Galã dos anos 80, Mickey Rourke virou assunto nas redes sociais ao surgir irreconhecível no Big Brother britânico após um combo de procedimentos

MidiaMAIS

Vem aí: João Gomes, Luísa Sonza, Titãs, Michel Teló e mais artistas farão shows ‘gratuitos’ em MS

Lista de atrações confirmadas também prevê shows de Elba Ramalho, Seu Jorge, Linker, Alcione, Pixote e diversos outros nomes