Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na Campanha da Fraternidade 2022, Dom Dimas explica que só diálogo forma cidadãos honestos

Campanha será lançada oficialmente em Campo Grande no próximo domingo (6), em missa
Arquivo -
Coletiva da Campanha da Fraternidade 2022
Coletiva da Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade 2022 está prestes a ser lançada nacionalmente e, em , a Arquidiocese fará uma missa de abertura no próximo domingo (6). Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2), o arcebispo Lara Barbosa comentou sobre o tema da campanha deste ano, que será a Educação, após 24 anos. 

Com o tema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, a educação por meio da fé é o chamariz da campanha este ano, segundo o arcebispo. A abertura da campanha em Campo Grande acontecerá em missa no Poliesportivo Dom Bosco, às 9h, com a presença dos bispos e de toda a comunidade abertura diocesana.

“A campanha da fraternidade é um produto tipicamente brasileiro. A até tentou fazer algo igual, mas, não deu certo. E aqui, há 59 anos, temos a campanha, que leva católicos a viverem melhor a quaresma. Cada ano tem um tema e os primeiros foram bastante igrejeiros, assim podemos dizer. Depois, tivemos temas sociais e foi aí que a campanha realmente se expandiu. A maioria deles são temas de discussão nacional e relevantes, como foi a questão da saúde pública, em que 140 entidades públicas participaram recentemente”. Agora o tema é “Fala com sabedoria, ensina com amor”, em que ressaltam que a educação não é só escolarização e também com a intenção de valorizar o educador de forma geral”, disse em entrevista.

O padre Vander Casemiro disse que, na manhã desta quarta-feira (2), o fez um apelo para os governantes sobre a educação, para que a campanha, de fato, seja relevante. O tema já esteve presente em 1992, 1998 e, agora, em 2022.

“Podemos dizer que teremos muitos diálogos a partir da realidade da educação do Brasil, à luz da fé. Temos muitos princípios em discussão e não só a educação no contexto escolar, mas, envolvendo a comunidade. Exemplo disso é a criação da Pastoral da Educação nas paróquias e presente nas comunidades. Em anos anteriores, criamos ainda a Pastoral da Pessoa Idosa, criando um local mais humanizado e solidário para a comunidade”, disse.

Henrique Arakaki, Midiamax

 

CF 2022

De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Gesto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2021, o Conselho Gestor do FNS (Fundo Nacional de Solidariedade), da CNBB, apoiou 80 projetos, nos quais as entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Droga estava em uma ilha na região do Porto Caiuá, em Naviraí

Brasil

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Vídeo viralizou em todo o país

Trânsito

Trabalhadores que estavam desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145

Vítimas seriam funcionárias de uma usina de Rio Brilhante e estariam retornando para a casa, em Deodápolis

Brasil

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

RJ é o quarto estado brasileiro com a circulação da variante