MS recebe mais 18,3 mil doses de vacina para imunização de crianças contra a Covid

Segundo lote das vacinas pediátricas chegaram na manhã desta terça-feira (18)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com público de 301 mil crianças para serem vacinadas, Mato Grosso do Sul recebeu mais 18 mil doses de imunizantes pediátricos da Pfizer para continuar com a campanha de vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos. 

As doses chegaram em voo comercial por volta das 7h30 e, junto às doses pediátricas chegaram novas 140 mil doses da Pfizer para os demais públicos. As vacinas só foram encaminhadas à sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) por volta das 9h.  Ainda não foi divulgado em Diário Oficial a quantidade que cada município deverá receber da nova remessa.

Na última semana, a sub-secretária de Saúde do Estado, Crhistinne Maymone, fez um apelo aos pais. “Nós contamos com vocês pais e responsáveis, esse momento simbólico é fruto de todo um trabalho técnico baseado na ciência. Vamos fazer esse ato de amor”, disse. 

Sem necessidade de receita médica

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou a reportagem, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

Em Campo Grande, para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

 

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá