O edital MS Estado Carbono Neutro teve como propósito selecionar projetos de pesquisa e inovação que contribuam para a diminuição da emissão de gases efeito estufa no estado. São mais de 4 milhões de reais em recursos próprios do Governo do Estado para amenizar todas as emissões de gases causadores do efeito estufa dentro de .

Cerca de 11 projetos das instituições: UFGD, UFMS, Embrapa Gado de Corte, Uniderp, Embrapa Agropecuária Oeste, Instituto Senai de Inovação em Biomassa e foram aprovados. 

O evento terá a participação de autoridades governamentais, reitores, e gestores de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul; além dos pesquisadores/coordenadores dos projetos aprovados que assinarão seus respectivos Termos de Outorga. 

Além disso, a cerimônia será transmitida ao vivo por meios das páginas do Facebook da e da Fundect. O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explica que tal estratégia ambiental de MS foi adotada no ano de 2016, quando o Governo se comprometeu em neutralizar as emissões de gases de efeito estufa.

“Temos uma meta audaciosa de tornar o Estado Carbono Neutro em 2030, ao menos 20 anos antes do previsto. Já temos um inventário de emissão de CO², mas precisamos revisar e aperfeiçoar essa análise, principalmente no quesito de mudança de uso de solo. Agora queremos buscar pesquisas e tecnologias locais que nos ajudem neste processo”, esclarece.

O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira explica que o edital objetiva fomentar projetos de pesquisa e inovação as áreas de Bioeconomia, Biotecnologia, Biodiversidade, Energias Renováveis, ou Produção Sustentável, de forma a neutralizar as emissões de gases estufa em MS. 

“Temos visto os efeitos causados pelo aquecimento global: secas extremas em algumas regiões, excesso de chuva em outras, e até frio em lugares atípicos. Isso desperta compromisso com a agenda da sustentabilidade. Mato Grosso do Sul está focado nisso. Negar o aquecimento global é negar a evolução da ciência e a importância que os países têm dado a essa agenda”, destaca.