Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de bronquiolite e pneumonia em crianças

Saiba como prevenir.
Gabriel Maymone -
Casos em crianças são mais graves. (Imagem: reprodução)

O emitiu nota neste domingo (29) para alertar que a queda brusca de temperatura em várias regiões do país pode favorecer o aumento de casos de infecções em vias respiratórias como bronquiolite e pneumonia em crianças menores de cinco anos.

A proliferação do VSR (vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de infeccções em vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.

Entre os sintomas, os mais comuns são: febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça e secreção nasal. Mas fique atento caso outros sinais de alerta apareçam, como febre alta, tosse persistente, dificuldade para respirar, chiado no peito, lábios e unhas arroxeados. Com o aparecimento desses sintomas, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para o primeiro atendimento.

Apesar de atingir pessoas de todas as idades, os casos ais graves ocorrem em crianças menores de 2 anos, principalmente abaixo dos 6 meses de idade.

Como prevenir?

Entretanto, para reduzir os riscos de crianças terem bronquiolite e pneumonia nessa época do ano, o Ministério da Saúde reforça algumas medidas importantes. Evitar o contato ou da criança com outra pessoa já contaminada, reforçar os cuidados básicos de higiene como lavagem frequente das mãos com água e sabão e limpeza dos objetos que podem estar contaminados, como brinquedos, podem prevenir a transmissão do vírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Alegando dificuldades financeiras, jovens decidem por aborto e ocultação de feto

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Últimas Notícias

Brasil

PEC da blindagem é aprovada em segundo turno e vai ao Senado

Cerca de duas horas depois da primeira votação

Política

Quatro dos oito deputados federais em MS votaram a favor da PEC da Blindagem

A votação acaba de ser aprovada em segundo turno

Polícia

Condenado em base de reconhecimento é inocentado em MS

Condenado em base de reconhecimento em Iguatemi

Esportes

Lanús marca no fim do jogo e complica a situação do Fluminense na Sul-Americana

Fluminense terá a missão de vencer por dois ou mais gols