Mais de 300 mil alunos de escolas públicas voltam às aulas 100% presenciais nesta quinta em MS

Mesmo com o impasse envolvendo os professores municipais de Campo Grande, o ano letivo começa sem indicativo de greve

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ano letivo começa sem greve em MS.
Ano letivo começa sem greve em MS.

Cerca de 300 mil estudantes da rede estadual e municipal de Campo Grande voltam as aulas 100% presenciais nesta quinta-feira (3). Mesmo com o impasse envolvendo o reajuste dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), o ano letivo começa sem indicativo de greve.

O Presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação) Lucílio Souza Nobre, disse nesta quarta-feira (2), ao Midiamax que apesar de a categoria ainda não ter entrado em um acordo com a Prefeitura, os professores estarão dentro de sala neste começo de ano letivo.

Os educadores da Reme seguem em um impasse com o Município em busca do reajuste salarial. Ainda conforme o presidente do sindicato, a categoria vai buscar uma contraproposta da Prefeitura no final da tarde desta quarta-feira (2) e uma assembleia para debater o assunto vai acontecer na próxima sexta-feira (4).

Reajuste salarial: impasse dos professores da Reme x Prefeitura

Conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), são 102 mil alunos matriculados nas instituições de ensino públicas da Capital. Mesmo com o começo das aulas, os professores da Reme e a Prefeitura ainda seguem tentando entrar em uma negociação referente ao reajuste salarial da categoria. Após várias tentativas e até manifestações, mais uma vez o município encaminha uma contraproposta aos educadores nesta tarde.

De acordo com a ACP, na última proposta enviada ao Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), os professores estavam reivindicando a correção 5% em março, 20,78% em maio e 5,06% em outubro de 2022. Além disso, os educadores também querem que o Executivo Municipal apresente um cronograma para o cumprimento integral da Lei Nº 5.411/14 até maio de 2024 perfazendo o percentual de 36,29%.

Apesar da Assembleia acontecer após o primeiro dia do ano letivo, a princípio, não existe a possibilidade de 2022 começar com greve, ainda segundo com o presidente da ACP.

Rede Estadual de Ensino já entrou em acordo com Governador

A REE (Rede Estadual de Ensino) recebe aproximadamente 200 mil estudantes nesta quinta-feira. Após o Governo Federal anunciar reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores convocados, os professores de Mato Grosso do Sul terão reajuste inicial de 20% a partir de março.

Em reunião na noite do último dia 23 de Fevereiro, o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, assinaram termo de compromisso para garantir o reajuste dos professores. Foi definido que os 20% serão pagos na folha de março.

Enquanto a partir de abril, sobe mais 14%, chegando os 34%. Até outubro, o Governo se comprometeu a cumprir a lei do piso dobrado e pagar reajuste de 90%. O impacto para os convocados na folha do Estado será de R$ 196 milhões para os convocados e para os concursados, R$ 100 milhões.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga