Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 200 militares são capacitados para atuarem como colaboradores no combate ao Aedes aegypti

O objetivo é de que os militares contribuam para o controle do vetor no interior dos quartéis e na divulgação de informações.
Arquivo -
O projeto tem o intuito de fomentar a cultura da prevenção e promover ações em conjunto entre poder público e privado para o combate ao Aedes aegypti.
O projeto tem o intuito de fomentar a cultura da prevenção e promover ações em conjunto entre poder público e privado para o combate ao Aedes aegypti.

A Prefeitura de realizou a capacitação de 260 militares do Exército Brasileiro por meio do “Programa Integrado Intersetorial de Colaborador Voluntário” da CCEV/SESAU (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde), durante os dias 20 e 21 de janeiro. O objetivo é de que os militares atuem como colaboradores no combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikunguya.

O curso foi realizado na sede do CMO (Comando Militar do Oeste) e os militares deverão contribuir para o controle do vetor no interior dos quartéis e na divulgação de informações.

A partir da efetividade da ação do Programa Colaborador Voluntário, outras ações serão implementadas nas demais unidades do CMO, como um Dia D de enfrentamento ao vetor com atividades de campo e realização de vistorias em conjunto com os agentes da coordenadoria.

Sobre o Programa Colaborador Voluntário

De acordo com o gerente técnico da CCEV, Marcos Luiz de Oliveira o projeto tem o intuito de fomentar a cultura da prevenção e promover ações em conjunto entre poder público e privado, oferecendo às empresas condições de desenvolvimento do programa de prevenção para evitar doenças endêmicas e epidêmicas. 

“A proposta foi criada para levar tanto à instituições públicas como as privadas essa preocupação onde o colaborador voluntário recebe capacitação e treinamentos para o combate do Aedes aegypti, sendo todo o aparato técnico e operacional oferecido por nós”, declara o gerente técnico.

Desde o início do programa, a equipe de gerenciamento técnico realiza as capacitações técnicas com os colaboradores das instituições que efetuaram sua adesão. 

Alguns dos colaboradores são a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Comando Metropolitano do e seus 9 batalhões, a Funesp, o 15° Batalhão da Policia Militar Ambiental e a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com a adesão de todos os Colégios Municipais tanto em perímetro urbano quanto em zonas rurais, a SAS (Secretaria de Assistência Social) e suas unidades, o SESC e SENAC, entre outras instituições.

O programa também oferece um selo de premiação para as organizações que se mantiverem livres do risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, por seis meses, chamado “Instituição Parceira da Saúde”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

‘Amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

fumaça

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

Últimas Notícias

Famosos

Esposa de Mano Brown vive ‘namoro secreto’ com outra mulher; saiba detalhes

Em fotos vazadas, esposa de Mano Brown aparece em clima de romance com outra mulher; após viralizar, as duas deram versões diferentes

Polícia

Corpo de homem é encontrado com várias perfurações de faca  em estrada de Corumbá

Homem foi esfaqueado no abdômen, pernas e braços

Cotidiano

Do Centro ao Jardim Aeroporto: vacinação acontece em quatro locais no fim de semana

Plantão de vacinação em Campo Grande será das 7h às 16h45

Cotidiano

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

Circulação da equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais está prevista das 16h às 22h