Pular para o conteúdo
Cotidiano

IPTU fantasma? Morador de MS tem nome sujo por imóvel que nunca teve e cobra indenização

Um idoso de 65 anos, morador de Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, entrou na Justiça depois de ter o nome inadimplente com dívida ativa por não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Entretanto, o imóvel citado pela Prefeitura Municipal não pertence ao morador, segundo ação na Justiça. Conforme o processo ajuizado … Continued
Karina Campos -
Dívida ativa
Nome de morador foi incluído na dívida ativa pelo IPTU. (Foto: Reprodução)

Um de 65 anos, morador de , a 289 quilômetros de , entrou na Justiça depois de ter o nome inadimplente com dívida ativa por não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Entretanto, o imóvel citado pela Prefeitura Municipal não pertence ao morador, segundo ação na Justiça.

Conforme o processo ajuizado no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a dívida pendura por R$ 1.1452,82, inserida em protesto em um cartório do município, em abril de 2020. Nos autos, o morador ressalta que foi negativado no e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O processo já dura dois anos, com pedido de urgência de tutela.

A dívida protestada era referente ao imóvel urbano designado em nome de uma empresa de colonização, sem qualquer relação com o morador inadimplente pela prefeitura. Nas últimas manifestações no processo, o município informa que já solicitou a retirada do nome do reclamante nos órgãos de proteção ao crédito e no cartório de registro de imóveis.

Entretanto, ainda em dezembro de 2021, o advogado do morador afirmou que a certidão de protesto ainda estava positiva. “Ratifica a urgência demonstrada na inicial, bem como a necessidade de que o pedido seja concedido liminarmente, uma vez que não há interesse da Procuradoria Municipal em realizar a baixa do protesto e, por sua vez, o Autor e sua esposa estão sofrendo penalidades com o perigo da demora”.

IPTU cancelado
Em fevereiro deste ano, município pediu o cancelamento do pedido de inadimplência. (Foto: Reprodução)

Por fim, no dia 1° de fevereiro desde ano, a Prefeitura registrou a certidão de cancelamento da dívida no tabelião de protesto da cidade. O morador aguarda a indenização pelo transtorno que teve depois de ter o nome sujo durante esses dois anos.

Em nota, a Prefeitura de Ivinhema explicou que o município já providenciou o cancelamento do protesto processo em referência, pois, “tratando-se o caso de erro de lançamento de débito relacionado a , erro já sanado pelo Município conforme se infere dos autos do processo citado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação