Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inaugurado há cinco anos, ambulatório transexualizador do HU acompanha 260 pacientes no MS

O hospital tem atualmente 4 vagas por semana para acompanhamento de hormonioterapia
Mariane Chianezi -
convênio hospital humap vagas
Hospital Universitário (Foto: Divulgação | Humap)

Oferecendo acompanhamento de hormonioterapia, o ambulatório transexualizador do HU ( Universitário) da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em completa cinco anos em 2022 e soma, atualmente, o acompanhamento de 260 pacientes que buscaram por tratamento.

Assim que foi inaugurado, o ambulatório recebeu muita procura, pois muitas pessoas ainda não haviam compreendido o papel e o funcionamento, explicou a assessoria do HU. Depois disso e com o início dos atendimentos, a procura pela população transexual que procuravam por tratamento hormonal começou a crescer.

O hospital explica que durante o período crítico de pandemia os atendimentos diminuíram, com permanência apenas dos pacientes que já realizavam o acompanhamento de hormonioterapia. A partir de fevereiro de 2021 o atendimento do ambulatório foi retomado para a população de MS, com 4 vagas por semana para o início do acompanhamento de hormonioterapia.

“Atualmente a equipe conta com uma assistente social, um psicólogo, um médico ginecologista, um médico urologista, uma médica psiquiatra, uma fonoaudióloga para acompanhamento tanto dos homens quanto as mulheres transexuais”, explicou o HU por meio de nota.

Como posso ser atendido?

O acesso ao Ambulatório é por meio do sistema de regulação (Sisreg) e para isso a população necessita procurar uma Unidade Básica de Saúde para que a equipe da unidade possa encaminhar para atendimento no ambulatório, como Acolhimento ao Processo Transexualizador. O atendimento realizado no ambulatório é para a população transexual de MS, explica o hospital.

A partir do agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da regulação em suas Unidades de Atenção Primária, o atendimento se concretiza com o primeiro acolhimento realizado pela assistente social, que faz as orientações e presta as orientações quanto ao funcionamento do ambulatório.

Após o paciente será agendado e atendido pelo psicólogo, e após a avaliação do profissional é encaminhado para o atendimento do médico ginecologista, responsável pelo Ambulatório Transexualizador.

“Esclarecemos que as Mulheres Trans permanecem em atendimento com o médico ginecologista e os Homens Trans em atendimento com o médico urologista, para seu acompanhamento na hormonioterapia. O atendimento com a psiquiatria e com a fonoaudióloga é mediante o encaminhamento da própria equipe quanto a necessidade destas especialidades”, explicou a .

Considerando que os agendamentos são realizados por meio da regulação, o hospital pontua que não tem a informação sobre a lista de espera para este atendimento, contudo ‘observa não haver uma lista de espera em virtude de não completar as quatro vagas ofertadas semanalmente.’

Redesignação sexual

Antes do período de pandemia, 2 pacientes realizaram a mastectomia no Hospital Universitário. Contudo, a Ebserh pontua que no que se refere aos procedimentos de cirurgia, seja mastectomia ou de redesignação sexual, os pacientes são encaminhados por meio do Tratamento Fora do Domicílio, ou seja, procedimentos realizados em outros estados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar cai para R$ 5,31 após conversa entre Lula e Trump

MS conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13 e Sub 15

trf3

Por ‘particularidades’, TRF3 lança primeira turma regional em MS

Hospital de Campo Grande tem tratamento referência de doença que acometeu YouTuber

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Exames não identificaram metanol como causa da morte de jovem em Campo Grande

Mulher é esfaqueada durante briga próximo da antiga rodoviária em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Acidentes envolvem seis veículos e deixa um ferido na Duque de Caxias

Primeiro acidente envolveu um carro de passeio de uma moto

Brasil

Laudo aponta presença de metanol em bebidas apreendidas em duas distribuidoras em SP

O governo de São Paulo realizou a prisão de 20 suspeitos

Polícia

PRF apreende submetralhadora e drogas em Ponta Porã

Policiais abordaram um ônibus de viagem

Brasil

Gilmar Mendes pede parecer da PGR sobre marco temporal

STF considerou que o marco temporal para demarcação de terras indígenas é inconstitucional