Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fenômeno raro, alinhamento de 5 planetas pode ser visto de MS durante a madrugada

Oportunidade para ver o mesmo fenômeno só acontece em 2040
Fábio Oruê -
fenômeno
(Foto: National Geographic)

Grande encontro celestial e raro, o alinhamento de 5 planetas do sistema solar pode ser visto a olho nu de Mato Grosso do Sul e, na madrugada desta sexta-feira (24), será o melhor dia para ver o fenômeno, que acontece até segunda-feira (27).

A melhor hora para ver o encontro será pouco antes do amanhecer (por volta das 5h), quando os planetas estarão em brilho máximo.

Conforme o National Geographic, o alinhamento inclui Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os planetas tem brilho suficiente para ser identificado até mesmo de regiões com poluição luminosa. Vênus tem o brilho mais forte e Mercúrio, o mais fraco.

Os planetas mais distantes, Urano e Netuno, também ficarão próximos na mesma área, embora os dois gigantes de gelo sejam mais difíceis de detectar, exigindo o uso de binóculo. Com tons de verde, Urano estará entre Vênus e Marte, e Netuno, em azul, poderá ser encontrado entre Júpiter e Saturno.

Fenômeno raro

A última conjunção com cinco planetas que pôde ser visto da Terra aconteceu em dezembro de 2004. Quem perder o fenômeno terá que esperar até 2040 para ter outra oportunidade.

Mesmo sendo possível de se enxergar o fenômeno a olho nu, o espetáculo fica ainda mais interessante se observado com binóculos e telescópios. Pequenos telescópios permitirão observar as faixas de nuvens de Júpiter e até os famosos anéis de Saturno.

Ao mirar para Júpiter, por exemplo, o observador poderá ver as quatro maiores luas no entorno do planeta.

Lua ‘passeia’ entre os planetas

A lua servirá com um guia para o espetáculo, posando com um planeta diferente a cada dia. No dia 17, quando tudo começou, foi a vez de Saturno em 17 de junho. No dia 20, ela se emparelhou com Netuno.

Em 21 de junho, a lua ficou alinhada com Júpiter e, em 22 de junho, com Marte. Em nesta sexta, ela fica próxima de Urano. No domingo, o satélite natural se encontrará com Vênus, e finalmente encerrará suas conjunções com Mercúrio, na segunda.

De acordo com o diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Marcelo Zurita, os planetas parecem “alinhados” no céu porque orbitam o Sol no mesmo plano da eclíptica, uma linha imaginária que define também o caminho aparente que é percorrido pela Terra ao redor da estrela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após seis meses de investigação, homem que falsificava whisky é preso em Campo Grande

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG vence Caracas e depende só de si para ser líder do Grupo H da Sul-Americana

O Caracas permanece com cinco pontos, em terceiro lugar

Polícia

Jovem fica em estado gravíssimo ao ser esfaqueado no abdômen

Jovem foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Esportes

Flamengo vence a LDU no Maracanã e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

Flamengo chega à última rodada com os mesmos oito pontos da LDU

Esportes

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo

TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública que determinou o afastamento imediato