A SES (Secretaria de Estado e Saúde), anunciou nesta tarde de terça-feira (8), que irá disponibilizar a partir desta quarta-feira (9), a 4ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.

O Secretário Estadual de Saúde, conversou com o Midiamax e disse que a vacinação dos grupos já começa o mais rápido possível. “A partir de amanhã os idosos e os profissionais de saúde já podem procurar os pontos de vacinação. As doses são as que estão no estoque da SES e secretarias de saúde dos municípios”, disse.

As trabalhadoras de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber a dose de reforço (quarta dose), preferencialmente com o imunizante Pfizer, a partir de 5 meses da terceira dose aplicada.

Mato Grosso do Sul tem, hoje, aptos para vacinar a quarta dose, 85.863 trabalhadores da saúde e 282.802 pessoas com 60 anos ou mais. Entre doses de vacinas em estoque nos municípios e na CEVE, o Estado tem um total de 666.293 doses existentes.

Atualmente, por decisão do Ministério da Saúde, a quarta dose já é aplicada a imunossuprimidos. No caso dos idosos, mais uma dose reforço seria aplicada porque é um grupo mais vulnerável à Covid-19.

CASOS DE COVID EM MATO GROSSO DO SUL

Mato Grosso do Sul teve 13 mortes, sendo 12 por covid e mais uma pela influenza, nas últimas 24 horas, de acordo com boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta terça-feira (8).

Nesta manhã, o titular da pasta, Geraldo Resende, ressaltou ao Midiamax que o Estado chegou a triste marca de 10 mil mortos pelo novo coronavírus. No dia anterior, o dado era de 9.991 óbitos e agora saltou para 10.003.

O boletim também aponta mais 2.583 novas confirmações de covid, além de quatro novos casos da influenza.

Deste número, a maioria é de Campo Grande, com 987 registros em um só dia. Os demais casos são em Dourados, com 207, Corumbá, com 115, Coxim, com 104, Sidrolândia, com 82, além de Aparecida do Taboado, com 79 novos casos e outros municípios.