Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em Campo Grande, drag queen faz palestra para dar luz à contratação de LGBTs: ‘educar e comunicar’

Participaram do evento membros da comunidade LGBT+, fãs e admiradores da personalidade e autoridades do MPT e outros órgãos
Fábio Oruê, Nathália Rabelo -
lgbt drag queen Rita Von Hunty
Drag queen Rita Von Hunty (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A influencer e drag queen Rita Von Hunty está em , na tarde desta sexta-feira (21), para conscientizar contratantes e empresários sobre a importância da contratação de pessoas da comunidade LGTBQIA+ e sua inserção no mercado de .

“O que eu faço aqui hoje é instrumentalizar e oferece arcabouço teórico para que as pessoas sejam capazes de tomar dimensão da discussão que vamos fazer. Eu faço um trabalho de educar e comunicar. Educar e sempre formar um sujeito”, disse ele, que também é professor, em coletiva de imprensa.

A palestra, segundo Rita, é um meio de traduzir o tema para o mais diverso público e quebrar paradigmas. “[…] mostrar a importância de debater a inserção do no mercado de trabalho”, explicou a drag, que veio a convite do (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Palestrante Rita Von Hunty
Palestrante Rita Von Hunty (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Participaram do evento membros da comunidade LGBTQIA+, fãs e admiradores da personalidade e autoridades do MPT e outros órgãos públicos.

O subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+, Leonardo Bastos, disse que o MPT tem a proposta de criar o Selo Social LGBTQIA+, para dar a empresas que contratam pessoas da comunidade. “Além de conscientizar outras empresas a adotarem a mesma prática, também vai informar o público onde procurar emprego”, explicou.

Geração de oportunidades para LGBTs

Conforme Bastos, a ideia é criar uma agenda de atividades para gerar oportunidas com empresários e órgãos do trabalho. “A expectativa e que esse grupo tão diverso e potente possa se envolver conosco para fazer as ações do dia-a-dia. É resultado de um longo trabalho”, disse o subsecretário.

palestra mpt
Palestra no MPT (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Já para a procuradora -chefe do MPT, Simone Beatriz Assis de Rezende, o trabalho pode ser universalizado. “O Ministério do Trabalho tem várias frentes de trabalho. Uma delas é a promoção de políticas públicas, auxiliar parceiros para implementar a inclusão de todas as pessoas e diversidades possíveis”, comentou.

Também acompanhou a palestra a vice procuradora geral do MPT Nacional, Maria Aparecida Gugel. Para ela, o órgão trabalha para que haja equidade nas empresas e valorização da condição humana individual de cada pessoa.

“Quando nós valorizamos a condição humana, nós estaremos respeitando e dando dignidade aos trabalhadores LGBTQIA+”, disse. “O Brasil está em construção. Para que a gente faça que isso seja realidade, a gente tem que trabalhar e uma das formas do MPT é capacitar as pessoas. Esta é uma forma de capacitar, melhorar os argumentos”, continuou.

Estado conservador

Para o psicólogo e ativista João Vilela, MS ainda é conservador, principalmente no mercado de trabalho.

“Ela [Rita] é conhecidíssima por ter uma forma muito didática de explicar as coisas. Então ela fala o óbvio que todo mundo fica encantando. Para o nosso Estado que é tão conservador, especialmente no mercado para pessoas LGBT, ainda é inacessível e informal. Então espero que ela possa vir para conscientizar e abrir portas pra população LGBT”, opinou João, que é um homem trans.

joão vilela lgbt
João Vilela foi um dos presentes na plateia (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O influencer e membro da comunidade LGBTQIA+ Orlando Beraldo foi acompanhado no marido para aprender mais sobre o assunto, além de tietar a drag queen. “Acho ela de uma intelectualidade enorme e estou aqui para sugar tudo o que ela tem para gente”, começou.

“Eu acho o tema de extrema importância porque a gente precisa estar nos holofotes. Tenho uma empresa de marketing digital e eu quero contratar alguém; penso em contratar pessoas trans”, contou o influenciador. Além disso, a palestra também contou com manifestação cultural da drag queen Meriju Silva.

Programação

programação conta, ainda, com três painéis, mediados por especialistas nesta temática. A subprocuradora-geral, Maria Aparecida, inicia com painel que apresentará a “Política de Equidade” do MPT, e como ela aborda a temática LGBTQIA+ na instituição em todo o país.

Os painéis seguem com a apresentação, pela procuradora regional do Trabalho Adriane Reis de Araujo, do “Projeto Empregabilidade LGBTQIA+”, iniciativa do MPT que promove ações de qualificação e inclusão no trabalho daqueles em maior vulnerabilidade entre este público.

O subsecretário estadual de Políticas Públicas, Leonardo, encerra a rodada de painéis com a temática “Construção de uma agenda estadual para empregabilidade LGBT+”.

Denúncia

Segundo o MPT, órgão tem a missão de defender os direitos coletivos dos trabalhadores. Qualquer caso de preconceito ou não, no ambiente de trabalho, é possível fazer uma denúncia direta ao MPT, clicando neste link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano