Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em audiência pública, MPT-MS debate combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Após o debate na audiência pública, uma carta em apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 4.742/2001, que classifica, no Código Penal, o crime de assédio moral no ambiente de trabalho será enviada ao Senado Federal
Fernanda Feliciano -
Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Gabriela Arosio participa de audiência. (Foto: Divulgação/MPT)

Audiência pública foi realizada na última terça-feira (24) na Assembleia Legislativa para discutir a importância da conscientização e do combate ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho. A procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de ), Cândice Gabriela Arosio, explica que a cultura de validação abusiva dos homens em relação às colegas de trabalho como o início para o rompimento do ciclo de violência.

Segundo a procuradora, esta realidade enfrentada por várias mulheres no ambiente de trabalho tem origem no patriarcado que define as relações de poder do homem sobre a mulher e impacta no mercado de trabalho.

“Por isso, o tema do assédio, que cinde nas variantes moral e sexual, deve fazer parte da rotina das empresas. É de responsabilidade dos empregadores promover um ambiente em que a vítima se sinta à vontade para denunciar, e proporcionar mecanismos, seja por meio de palestras, ou por ações de conscientização, para que as trabalhadoras possam reconhecer em quais momentos foi ultrapassada a barreira do que é um comportamento normal, para uma conduta abusiva, e que saibam a quem recorrer, dentro da própria empresa e fora dela”, pontua Cândice Gabriela durante a audiência.

O debate foi idealizado pela deputada Mara Caseiro, que também instituiu o dia 2 maio como data de prevenção e conscientização ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho.

Após o debate na audiência pública, uma carta em apoio à aprovação do de Lei nº 4.742/2001, que classifica, no Código Penal, o crime de assédio moral no ambiente de trabalho será enviada ao Senado Federal. O projeto está em tramitação no Congresso há 20 anos, foi aprovado pela dos Deputados no ano de 2019 e aguarda votação pelo Senado Federal.

“É importante buscarmos soluções e estabelecermos políticas públicas que tornem o ambiente de trabalho mais saudável. Sabemos que muitas mulheres têm receio de denunciar. Queremos estimular denúncias e encontrar instrumentos para que a vítima de assédio não perca seu emprego ou tenha sanções em função de buscar seus direitos”, afirma a deputada.

Número de casos em MS

O MPT (Ministério Público do Trabalho) recebeu mais de 33 mil denúncias, ajuizou 1.051 ações e estabeleceu quase 3 mil termos de ajustamento de conduta sobre assédio moral e sexual no período dos últimos 5 anos no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, foram 461 denúncias, 26 termos de ajustamento de conduta estabelecidos e 19 ações ajuizadas.

O MPT também esclarece que deve se considerar a subnotificação de casos em que a vítima tem medo de denunciar, perder o emprego e até dúvidas sobre suas condutas.

Como denunciar?

A vítima pode recorrer aos canais internos da empresa, como Recursos Humanos e a Ouvidoria, bem como, avisar os responsáveis por esses setores sobre as atitudes do assediador. Caso não se sinta segura, denuncie no site do MPT.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Renato Aragão está em asilo? Lívian Aragão se pronuncia sobre polêmica envolvendo o pai

Após centenárias serem removidas, novas figueiras serão plantadas na Avenida Mato Grosso

Incêndio criminoso pode ter matado cachorrinho e destruído casa de idosa no Noroeste

Dourados realiza Drive-Thru de vacinação antirrábica de cães e gatos neste final de semana

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Vereador alvo de operação em Terenos será ouvido pelo Gaeco na segunda-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Kãoboy’: chef cria hambúrguer inspirado em Almir Sater e diz que vai oferecê-lo durante Bienal do Pantanal

Lanche foi criado pelo chef e empresário Felipe Loureiro, o qual garantiu que vai oferecê-lo durante a 1ª Bienal do Pantanal

Polícia

Motorista fura preferencial e Honda City tomba após colisão em cruzamento

Apenas a passageira de um dos carros precisou ser levada ao hospital porque sofreu uma crise de pânico após o impacto

Cotidiano

Campo Grande promove plantão de vacinação neste sábado; confira

A vacinação ocorre a partir das 10h, no Shopping Bosque dos Ipês

Política

Vice assume prefeitura de Terenos com missão de ‘recuperar credibilidade’ após operação

Ele afirmou que irá suspender contratos e que fará administração de "portas abertas, transparente e de mãos limpas"