A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo Municipal de Imunização, mantém Campanha Nacional Contra a Poliomielite, tendo em vista as investigações de possíveis casos da doença no Brasil e a baixa adesão no período inicial das ações de imunização, encerrado em setembro.

O município, com somente 60,97% de crianças vacinadas, está entre os 48 de Mato Grosso do Sul que não atingiram a meta proposta pelo Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 95% do público-alvo, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Entretanto, conforme a administração municipal, pais e responsáveis de crianças de 0 a 5 anos ainda não vacinadas contra o vírus que causa paralisia infantil podem levá-las às unidades de saúde, nos horários convencionais de funcionamento e possíveis plantões.

A decisão, ainda segundo a prefeitura, segue orientação da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica do Estado, publicada em comunicado, que ressalta a importância de seguir com a vacinação em Mato Grosso do Sul também por conta das particularidades geográficas.