Somente em janeiro, 145 profissionais da saúde foram afastados por gripe ou covid em Campo Grande
Sesau informou que tem feito o remanejamento de outros servidores para não prejudicar atendimento em UBSs e UPAs
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Profissionais da saúde fazem parte da linha de frente de atendimento e, consequentemente, estão sujeitos a contrair covid-19 ou doenças gripais. Com a nova onda de contágio, desde o início do ano até a última quarta-feira, 145 servidores de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estavam afastados para ficar em quarentena.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), após o diagnóstico, o profissional é afastado das atividades laborais, seja por covid ou qualquer outra síndrome gripal. A defasagem no quadro de funcionários é somada com o período de férias e recesso de cada funcionário.
Pacientes que vão procurar atendimento em unidades de saúde têm reclamado da demora e baixo efetivo. “Na primeira semana tinha consulta marcada na UPA Aero Rancho, fui no posto e eles me disseram que a médica estava em curso. Remarcaram para hoje (25), mas os médicos estão com covid, só tem dois funcionários que atendem no balcão, o resto está com covid. Na UBS Universitário nem atendente da farmácia está indo”, disse.
Quanto ao remanejamento de servidores, a Sesau informou que há unidades que ficam com equipes mais defasadas e, nesses locais, está realocando temporariamente os profissionais para garantir o atendimento de qualidade à população. “No caso das unidades de urgência e emergência (UPAs e CRSs), as escalas são divulgadas diariamente (site da prefeitura). Na Atenção Primária, o paciente tem acesso também ao quadro funcional diretamente na unidade”, comunica a nota.
Aumenta o alerta
Na segunda-feira (24), o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS) emitiu um alerta sobre o aumento de afastamento de médicos, enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, entre outros, que atuam na rede pública/privada e que precisaram se afastar do trabalho por conta do coronavírus.
“O crescente número de positivos está criando uma pressão nos serviços de saúde, tanto público como privado, seja na busca por atendimento ou testagem. O número de profissionais da saúde afastados, por estarem positivos, não para de crescer. Alguns municípios pequenos do interior possuem poucos médicos e alguns ainda estão com Covid”, disse o presidente do conselho regional, Rogério Leite.
No interior do MS, a defasagem começa a preocupar, dados do Cosems/MS apontam que em Aquidauana 16% estão afastados das atividades, Anaurilândia tem 12%, Três Lagoas 10% e Guia Lopes da Laguna 9,5%.
“Ao mesmo tempo em que há uma equipe desfalcada por causa da Covid e Influenza, existe o aumento na procura por atendimentos e testagem, o que leva a uma sobrecarga dos serviços. E não adianta abrir contratação, pois os profissionais da rede pública são os mesmos da rede privada. Pedimos a compreensão da população, mas todos estão sendo atendidos”, finaliza a secretária de Saúde de Aquidauana, Claudia Franco Fernandes.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Campo-grandense é vítima de fraude eletrônica e tem prejuízo de R$ 8 mil em compras não autorizadas
Golpistas realizaram compras nos cartões de débito e crédito
Traficante é preso com mais de 3KG de pasta base de cocaína avaliados em R$ 40 mil
Flagrante foi realizado pelo Serviço de Inteligência do Batalhão de Choque
Influenciadora digital morre ao ser arrastada por enchente em Uberlândia
Algumas pessoas tentaram ajudar o casal, mas o carro foi levado pela força da água
Homem tentou matar esposa por ciúme do filho dela em Dourados
Mulher sofreu agressões e ameaças de morte do marido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.