Pular para o conteúdo
Cotidiano

De importância histórica na formação de MS, Coxim comemora 124 anos nesta segunda

Coxim tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte como polo de comércio e serviços
Lucas Mamédio -
Mural com rosto de Zacarias Mourão feito pelo artista Kobra em praça de Coxim (Foto: Educativa MS)

Localizada a 253 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Coxim comemora nesta segunda-feira, 11 de abril, 124 anos de emancipação política, uma das poucas cidades de criadas no século 19. Hoje com população estimada em pouco mais de 33 mil habitantes, Coxim tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte como polo de comércio e serviços.

Com extensão territorial de 6.391,486 km², a cidade tem como prefeito Edilson Magro (PP), onde também já foi vice-prefeito entre 2013 e 2016.

A história de Coxim começa bem antes de sua emancipação política, decretada em 11 de abril de 1898. Foi em 1729, quando Domingos Gomes Beliago estabeleceu o Arraial de Beliago à margem direita do com o intuito de atuar como entreposto das monções, expedições fluviais entre São Paulo a , responsável pela consolidação da fronteira oeste do .

Pela resolução 09 de 1862, Herculano Ferreira Vena, governador da província, criou o núcleo colonial de Taquari junto ao Arraial de Beliago, que teve a denominação de São José de Herculânea, que posteriormente foi denominada Coxim.

Foi elevada a distrito pela Lei nº 1 de 6 de novembro de 1872 e o município criado pela Lei nº  202, de 11 de abril de 1898. Comemora-se no dia 11 de abril sua emancipação política. 

O turismo de pesca e o ecoturismo são aspirações naturais devido à abundância de recursos naturais preservados, entre e Pantanal.

Nome

Coxim, ou Dores de Coxim, era a denominação que lhe dava o Estado de Goiás que pretendia firmar posse nesta parte de Mato Grosso. É derivado do dialeto Bororó, com o significado de peixe (Cojim = Peixe).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna